Membros de conselhos de assistência social dos 52 municípios de Rondônia estão reunidos desde quarta-feira,1, no Hotel Rondon em Porto Velho, com o objetivo de se capacitarem para as conferências municipais de Assistência Social. A programação vai até o início da tarde desta sexta-feira (4).
Segundo a secretária de Assistência Social do Estado, a assistente social Tânia Pires, esses eventos nos municípios são fundamentais para o sucesso da VI Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá em Porto Velho de 14 a 16 de outubro deste ano.
A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, a assistente social, Marinilde Helena, explicou que um dos objetivos da capacitação é conscientizar os participantes sobre a nova proposta da Política da Assistência Social que é priorizar os seus usuários, ou seja, as pessoas beneficiadas.
“Não queremos apenas ouvir o saber técnico dos gabinetes, mas escutar quem está enfrentando os problemas dentro da sua realidade” declarou ela, citando como exemplo dessas pessoas em risco e vulnerabilidade, idosos, pessoas com deficiência, mulheres vitimadas, bem como a família, a qual é o foco principal de todas as ações.
Essa preocupação de descentralizar as decisões em prol do bem-estar da população foi a tônica do pronunciamento da titular da Seas, Tânia Pires, na solenidade de abertura do encontro. “O discurso é importante, mas nada vai avançar se não houver vontade política”, enfatizou, lembrando que o Governo do Estado está resgatando a Assistência Social em Rondônia. “Graças ao empenho do governador Ivo Cassol, estamos estruturando os conselhos já existentes e criando novos como os de Segurança Alimentar e Nutricional; da Mulher e da Promoção da Igualdade Racial , além de viabilizar um local digno para o funcionamento de todos esses colegiados”, lembrou Tânia Pires, que coordenou a I e II Conferências Estaduais de Assistência Social realizadas em 1995 e 1998, respectivamente.
“Participação e Controle Social: interfaces necessárias para concretização do Sistema Único da Assistência Social – Suas”. Esse é o tema das conferências municipais, estaduais e nacional deste ano, que foi abordado na palestra de Edvaldo da Silva Ramos, conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social.