A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), por intermédio da Coordenadoria de Educação Ambiental, concluiu na última sexta-feira (26), o I Encontro de Educadores Ambientais, com o tema “A Prática da Educação Ambiental como Instrumento de Conservação e Preservação da Sociobiodiversidade”.
A oficina, que encerrou o evento, foi com o professor Doutor Genebaldo Freire Dias, a mais esperada pelos educadores, pois o ambientalista tem uma grande bagagem de conhecimento sobre o tema do encontro. Genebaldo Freire Dias, disse que os participantes do encontro foram muitos receptivos. “São pessoas que tem facilidade de desenvolver trabalhos ambientais para o Estado de Rondônia. A minha proposta de ensino é promover atividades que ampliam a percepção examinadora e colocar em prática as inovações que eles vieram buscar para o Meio Ambiente”, explicou o ambientalista.
José Carlos Morais de Araújo, que é representante da SEDAM em Extrema, afirma que o I Encontro de Educadores foi diferenciado de outros eventos realizados pela Secretaria. “As dinâmicas realizadas no encontro são fatores a nossa realidade, e temos que colocar em prática para trabalharmos com excelente qualidade”, esclareceu Morais.
A coordenadora de Educação Ambiental, Iracy Wanderley Filha, disse que o objetivo do encontro foi atingido. “Aperfeiçoamos o instrumento de eco percepção para melhor servir a população do Estado de Rondônia”, afirmou.
Durante a oficina os educadores realizaram um passeio de barco no Rio Madeira com o professor Genebaldo Freire, e concluíram as atividades do Encontro de Educadores na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, com a realização de dinâmicas em grupo sempre focando a necessidade de trabalhar em conjunto em favor do Meio Ambiente.