Chega ao fim à paralisação dos taxistas de Porto Velho, em uma reunião a portas fechadas com o secretário de segurança do Estado de Rondônia, Ten. Cel. Evilásio Silva Sena Júnior, realizada a pedido dos taxistas que, através de uma comissão do sindicato dos taxistas (SINTAXI), na pessoa de seu presidente, Francisco Ferreira dos Santos, o Chiquinho e de mais dois diretores do sindicato, estiveram acompanhados da secretária municipal de transportes e trânsito, Fernanda Moreira da Silva, além dos vereadores Cláudio Carvalho (PT) e o presidente da Câmara Municipal José Hermínio Coelho (PT) e do presidente da CUT, Itamar Ferreira.
Durante toda a manhã desta quinta feira, desde as 7:30hs, os taxistas bloquearam as Estradas de acesso à Central de abastecimento, no bairro Nacional, conhecida como Estrada do Belmont, e mesmo com a presença da Polícia Militar que ameaçou a retirada dos veículos com guinchos e multas individuais para cada veículo, não houve qualquer alteração no tráfego de veículos até que o secretário de segurança estadual atendesse o pedido de receber uma comissão formada para tratar do assunto.
Após uma hora de discussão o secretário de segurança do Estado assumiu perante a comissão e os demais negociadores que a partir de segunda-feira o governo estará concluindo o estudo da proposta do Convênio com a categoria dos taxistas que já está nas mãos do governador além de mais três pontos importantes que fizeram parte das exigências para que chegasse ao fim a paralisação.
Entre os pontos exigidos pelos taxistas e que ficaram definidos pelo secretário Evilásio Sena estão:
1) A partir de amanhã (26/06), a Polícia Militar voltará a ceder seus membros para acompanhar a fiscalização dos funcionários da prefeitura que trabalham na SEMTRAN de Porto Velho.
2) Nenhuma multa cadastrada durante o protesto pelos policiais que tentaram convencer os taxistas será aplicada a nenhum veículo da frota municipal que participou da manifestação.
3) A partir de segunda-feira (29/06), tanto o governo do Estado como o sindicato estarão concluindo o Convênio iniciado a quase 30 dias, que estabelece uma parceria entre Policia Militar e Secretaria Municipal de Trânsito (SEMTRAN) para fiscalização de transporte irregular, estaria dependendo apenas da boa vontade do governador Ivo Cassol pra sua efetiva assinatura, já que o prefeito Roberto Sobrinho já se prontificou a resolver todas as pendências eventualmente existentes, em reunião realizada recentemente no Ministério Público Estadual (MP).
Os taxistas denunciam que a concorrência ilegal dos moto-taxistas estaria prejudicando seriamente a categoria, que nos últimos anos foi obrigada a renovar a frota e assumir pesadas prestações de financiamentos, que não estão conseguindo pagar, devido a concorrência, que a categoria considera desleal, do moto-taxi, que não pagam nenhuma taxa ou imposto e não são fiscalizados pelas autoridades.