O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEAS), está intensificando o combate a toda forma de trabalho infantil nos 52 municípios rondonienses.
Para fortalecer a erradicação do trabalho de crianças no Estado, a Seas cumpre um cronograma estadual que envolve capacitação, monitoramento aos programas municipais, seminários, campanhas educativas, além de distribuição de material educativo em eventos com intenso fluxo de pessoas, como feiras agropecuárias e festivais de praia.
No final da tarde desta segunda-feira, 22, uma equipe de técnicos da Seas realizou um “pit stop” na esquina da avenida Jatuarana com a rua Tancredo Neves. Na ocasião, foram distribuídos panfletos com informações de como a sociedade pode denunciar casos de crianças que estejam trabalhando ao invés de estarem em sala de aula.
A secretária de Assistência Social do Estado, Tânia Pires, lembrou que no dia 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, mas na sua visão “todo dia é dia para se dizer não ao trabalho infantil”, enfatizou.
Segundo ela, a família na qual exista alguma criança trabalhando deve ser orientada a procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social ou o Conselho Tutelar do Município. “Não podemos comprometer a infância, que é uma fase fundamental para a formação da personalidade do ser humano”,
destacou.
Para denunciar casos de crianças que estão trabalhando, o cidadão pode ligar para os seguintes órgãos: Centro de Defesa da Criança e Adolescente (3226 – 0802); 1º Conselho Tutelar (3901 – 3255), 2º Conselho Tutelar (3212 – 0054), Superintendência Regional do Trabalho (3217 – 3708); Secretaria de Assistência Social do Estado( 3216 – 5245), além do Disk Denúncia do Governo do Estado 0800 – 6471016 e o 190 da Policia Militar.