Painel Político (Dilma, Cassol, Fátima e Roberto – Assim, nessa ordem)– Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cicerone
Ivo Cassol conseguiu de novo. Pela segunda vez ele conseguiu ofuscar a “companheirada” local durante a visita de uma grande autoridade ao Estado. Quando o presidente Lula esteve por aqui, Ivo deixou deescanteio Roberto, Fátima e companhia. Dessa vez não foi diferente.
Abraço de urso
Logo pela manhã no aeroporto o governador deu um abraço apertado na Ministra-Chefe da Casa Civil Dilma Roussef. Um abraço daqueles que a gente dá quando revê um parente que há muito estava fora. Quem olha de fora acredita que eles são até irmãos. Fátima e Roberto, de novo ficaram para trás.
Visita atrasada
Na verdade tanto Lula quanto Dilma viraram as costas para o Partido dos Trabalhadores de Rondônia quando a companheirada local mais precisou, que foi durante as eleições de 2006. Com a popularidade sempre em alta, Lula não veio ao Estado para dar uma “forcinha” a candidatura de Fátima ao governo. Mandou o vice, José Alencar, que deveria se afastar em função de seu tratamento de saúde. Alencar é teimoso e já fez mais do que deveria.
Outras prioridades
Na época, Lula viajou para Belém, onde turbinou a campanha da Ana Júlia Carepa ao governo daquele Estado. Ele também esteve em Rio Branco, no Acre, mas em Rondônia sequer passou por cima. Se ele tivesse vindo naquela época, os rumos das eleições poderiam ter mudado. Ou não. Mas o importante mesmo é que ele não veio.
Viajandão
A assessoria do deputado Eduardo Valverde divulgou uma nota “tranquilizando” a população e a classe empresarial sobre os “novos rumos” que o Estado vai tomar após a “cassação” do mandato de Ivo Cassol e a posse de Fátima Cleide no Governo. Não, não é piada. Elefalou sério. Tão sério que disse ainda, “é natural uma apreensão por parte de todos, por não se saber qual a linha de gestão que será adotada por quem for assumir o governo, mas ressaltou que a ordem e os investimentos que estão feitos no Estado, incluindo as obras do PAC, convênios, continuarão naturalmente. Não haverá qualquer tipo de instabilidade que atrapalhe o desenvolvimento do estado. Caso Ivo Cassol seja cassado, a senadora Fátima Cleide (PT) assume a vaga”.
Sem fundamento
Na verdade, em uma eventual cassação de Ivo Cassol, não se pode afirmar com toda a certeza que Fátima Cleide assumirá o cargo. Existe uma discussão sobre esse tema, já que em Rondônia não houve segundo turno nas eleições de 2006.
Frigoríficos
O procurador da República Reginaldo Trindade ingressou ontem com pedido de liminar, em ação cautelar encaminhada à Justiça Federal, solicitando a paralisação total das atividades dos frigoríficos do Friboi, Quatro Marcos, Santa Marina e do Curtume Nossa Senhora da Aparecida, localizados no Estado. Trindade afirmou que "produtos impróprios ao consumo humano estavam sendo produzidos pelos estabelecimentos" e, desta forma, os frigoríficos "não podem continuar funcionando regularmente até que se ateste sua adequação em auditoria séria e independente".
Água na carne
No caso do Friboi, a acusação é de que a companhia estivesse adicionando água à carne produzida na unidade de Porto Velho para aumentar artificialmente o peso do produto, com a conivência de fiscais da SFA. A empresa negou irregularidades e informou que as atividades em Porto Velho seguem normalmente. O MPF pede ainda parada parcial do frigorífico Margen, em relação à atividade de exportação. Todas as empresas citadas fazem parte de investigação do MPF sobre suposto esquema de favorecimento aos frigoríficos estabelecido na Superintendência Federal de Agricultura (SFA) em Rondônia.
Bola de fogo
Então. Na semana passada a notícia de que uma enorme bola de fogo fora avistada na região de Surpresa (distrito de Guajará Mirim) causou uma confusão. Foram enviadas equipes da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar e do Exército para o local. Eles voltaram dizendo não terem encontrado nada.Mas...
Espacial
...Uma pessoa que estava na equipe confidenciou que eles encontraram sim. E o objeto, que ele não soube identificar, teria uma bandeira americana estampada. Trataria-se de um satélite dos Estados Unidos. O objeto estava a cerca de 30 quilômetros de Surpresa, mais ou menos nas proximidades de Sagarana, uma reserva índigena. O governador Ivo Cassol foi informado sobre o achado e também acendeu-se uma luz vermelha em Brasília. As ordens vieram rápido. O objeto não pode ser tocado e uma equipe de policiais ficou no local aguardando a chegada de uma equipe da NASA, a agência espacial americana.
Segredo
O caso está sendo tratado como segredo de Estado. Ninguém fala sobre isso e a intenção era deixar que tudo não passasse de mero boato. Mas o objeto caiu sim na região e foi encontrado e está sob vigilância. Agora que tipo de satélite é esse, ninguém sabe, ou quer, informar.
Miguel e a Ceron
O deputado estadual Miguel Sena apresentou requerimento à Mesa Diretora da Assembléia pedindo informações sobre o processo de federalização da Ceron. Mas seu requerimento é pontual. Ele quer por exemplo, o balanço patrimonial, notas explicativas e demonstrações financeiras de 31 de dezembro de 1997, de 31 de dezembro de 2008 entre outros. O parlamentar alega que o processo de privatização da companhia teve início no governdo de Jerônimo Santana, continuou na administração de Osvaldo Piana e foi federalizada, com a trasferência por venda das ações do Estado no governo de Valdir Raupp. Porém, esse processo nunca foi concluído, conforme o acordo acionista de 20 de dezembro de 1996.
O acordo
A cláusula 10 desse Acordo de Acionistas prevê que, “por ocasião da alienação das ações objeto deste instrumento, no leilão de privatização, a Eletrobrás deverá pagar ao Estado 80 por cento sobre a diferença entre o valor desta alienação e o valor desta compra, acrescido a Taxa de Juros de Longo Prazo – TJLP, mais spread de 8 por cento ao ano”. O deputado quer ainda a cópia do contrato em que o Estado transferiu ou vendeu os 51,07 de controle acionário e a cópia dos pagamentos que a Eletrobrás tenham feito ao Estado sobre os 99,77 por cento das ações. Tem mais coisas por trás desse requerimento do que se imagina. Vamos aguardar.
Spread
É um termo que refere-se à diferença entre o preço de compra(procura) e venda(oferta) da mesma ação, título ou transação monetária. Por exemplo, se comprarmos uma ação na bolsa de valores a 10 centavos e a vendermos a 1 real, temos um spread de 0,90 centavos. Grande parte do lucro obtido pelos corretores de títulos advém desta diferença.
Off line
A Câmara de Vereadores de Porto Velho colocou no ar seu novo site. Logo na capa, uma foto do presidente além de diversas notícias sobre o legislativo municipal. Até aí tudo bem. Só que o link principal, que mostraria a prestação de contas está fora do ar. Não aparece nada. A parte sobre história de Porto Velho também está off.
Culpado
Os mototaxistas divulgaram uma nota de repúdio nesta sexta-feira onde acusam o prefeito Roberto Sobrinho de ser “irresponsável” ao tentar atribuir a categoria a culpa pelos atos criminosos ocorridos na Capital na semana passada. Eles pedem ainda a liberação das dezenas de motos apreendidas pela Semtran.
Cobertura
Defensores do prefeito dizem que a cobertura que ele comprou no edifício Aquarius foi declarada no imposto de renda do mesmo, assim como na prestação de contas da campanha de reeleição em 2008. E aí?, pergunto eu. Ele não fez mais do que a obrigação ao declarar o bem. Mas a pergunta continua, como ele conseguiu comprar um apartamento de R$ 300 mil recebendo apenas o salário de prefeito?
PR
Expedito Júnior foi destaque no programa eleitoral do Partido da República – PR – ontem a noite. O programa mostrou o projeto que permite o acesso de estudantes às escolas durante fins de semana e feriados, com direito inclusive a alimentação. Foi com esse projeto que Expedito ganhou o prêmio Mérito Legislador 2008.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!