A prefeitura de Cacoal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, participa da primeira etapa da campanha contra a poliomielite (paralisia infantil), evento que aconteceu neste sábado, dia 20 de junho, conhecido como o “dia D” contra a paralisia. Todos os postos de vacinação de costumes estarão abertos das 08h00 às 17h00.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde de Cacoal, Ivani Gromann, a meta é vacinar, no município, aproximadamente 6.800 crianças menores de 05 anos. “Para que consigamos alcançar nossa meta, a secretaria dispõe de uma equipe com 80 profissionais de saúde trabalhando nos postos de vacinação” disse.
Com o tema da campanha “Não dá pra vacilar, tem que vacinar”, todas as cidades de Rondônia estarão empenhadas para atender a meta estadual. Segundo a SESAU, estimada em torno de 140 mil crianças.
“Queremos alertar às famílias para a necessidade de vacinar as crianças menores de cinco anos. Mesmo as crianças que já foram vacinadas anteriormente, devem receber a vacina novamente”, destacou Isabel Velasco, secretária municipal de Saúde de Cacoal.
Cartão de vacina
Além de vacinar, as mães devem regularizar os cartões de vacinas das crianças. A vacina contra a poliomielite é administrada via oral. Ela é bastante segura e são raras as reações associadas à sua administração, porém, é necessário que se evite a vacina em crianças com infecções agudas ou febre superior aos 38º C, com diarréia ou vômito.
Crianças com hipersensibilidade a algum componente da vacina, a exemplo da estreptomicina ou eritromicina; crianças que já tenham tido reações anormais ao receberem a vacina; ou crianças imunologicamente deficientes por tratamento com imunossupressores ou com deficiência imunológica congênita.
“A Pólio é uma doença incurável, que deixa seqüelas permanentes e a única forma de se evitar a doença é através da vacina” enfatizou a secretária.