Os trabalhadores que estão na construção do Porto Madeira shopping, na Avenida Guaporé, na Capital, poderão entrar em paralisação na próxima segunda-feira (18/05), caso não recebam no prazo de três dias os salários atrasados referentes ao mês de abril. Eles reclamam que desde agosto de 2008 vêem recebendo o pagamento com atrasos de até 15 dias, além de não usufruir o direito do vale que, legalmente, é de até 40% do salário básico contratual.
Revoltados, os trabalhadores se reuniram na manhã desta quarta-feira (13/05) e foram apresentar a denúncia na sede da Federação Interestadual dos Trabalhadores na Indústria nos Estados de Rondônia e Acre (Fitrac). O presidente da Entidade, Antônio Acácio Moraes do Amaral, informa que alguns pais de família se queixaram de que não estão tendo o que comer em casa, e que mesmo assim saem para trabalhar todos os dias na construção do empreendimento. “Ante a denúncia dos companheiros, tomamos uma providência urgente, porque esses pais de família trabalham porque precisam alimentar os filhos”, declarou o representante.
Antônio Amaral informou ainda que se reuniu na sua sala com uma comissão que representou os demais trabalhadores, quando anotou as reclamações que eles apresentaram, e tendo também ligado para buscar um posicionamento por parte dos empregadores em relação a irregularidade no pagamento dos empregados. “Falei com o senhor João Alfredo, que é o responsável pelo setor administrativo e financeiro da empresa Embrascon, e ele me afirmou que assumiu essa função recentemente, em substituição ao senhor Denis Baú, e nos prometeu pagar os companheiros na próxima sexta-feira. Em caso de descumprimento, ele já está informado de que os trabalhadores decidiram realizar uma paralisação na segunda-feira”, disse Amaral.
“Através da negociação, também conseguimos a garantia de que esses companheiros que trabalham na construção do shopping da BR receberão vale todo o dia 20 de cada mês, ocorrendo o pagamento do salário no quinto dia útil do mês subseqüente ao trabalhado, conforme foi combinado com o representante da empregadora. Todo esse combinado foi registrado em ofício sob a aprovação dos companheiros e encaminhado para a empresa Embrascon. E ainda ressalvamos no documento que, caso o pagamento coincida com o sábado, domingo, ou feriado, será antecipado imediatamente para uma data anterior”, informou Amaral.
O EMPREENDIMENTO
O Porto Madeira Shopping tem inauguração prevista para o dia 1° de dezembro de 2010, segundo anunciaram os coordenadores do empreendimento que deverá ocupar cerca de 100 mil metros quadrados do terreno, com um orçamento de mais de R$ 70 milhões. Mas, caso ocorra a paralisação dos trabalhadores, a obra ficará parada.