A Defensoria Pública de Rondônia (DPE) encerrou, por volta das 13 horas desta sexta-feira, a eleição para escolha de seus novos dirigentes. Do total de 24 eleitores em Porto Velho e Ji-Paraná (todos votaram) o resultado da votação para os três concorrentes foi o seguinte: Carlos Alberto Biazi, 17 votos; Rosária Gonçalves Novaes, 6 votos; e Edvaldo Caíres de Lima, 1 voto.
Na próxima segunda-feira, o Conselho Superior da Defensoria se reunirá para homologar o resultado da eleição e encaminhar a lista tríplice ao governador Ivo Cassol. Depois de receber a lista, o governador escolherá um dos nomes e o encaminhará a Assembléia Legislativa solicitando autorização para nomeá-lo.
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, defensor público Oliveira Andrade, o pleito transcorreu sem qualquer alteração. “Não houve pedido de impugnação ou medida judicial, o que demonstra a harmonia na DPE”, informa.
Na opinião de alguns defensores mais antigos, o resultado da eleição, com dois terços dos votos para o atual subdefensor público-geral Carlos Biazi, demonstra aprovação ao trabalho da atual administração. Já Oliveira Andrade lembra que as melhorias vividas pela Defensoria Pública, com reflexo positivo na sociedade, são resultados do empenho do defensor público-geral Antônio Francelino dos Santos e de sua equipe e, sem dúvida do grande apoio do governador Ivo Cassol.
O mandato de Francelino termina dia 30 desse mês e a posse do novo defensor deve acontecer antes desta data.