Um personagem folclórico e muito popular tem gerado controvérsia nos poderes públicos municipal, estadual e federal de muitas cidades brasileiras, João Buracão, que a partir de uma idéia simples e bem humorada deflagrou uma onda de protesto e atitude de munícipes, cidadãos, em várias cidades brasileiras, que estão revoltados com as condições de vias públicas e rodovias, infestados de buracos, crateras e deformidades que tem não somente prejudicado o trânsito como causado transtorno vital, com uma grande ocorrência de acidentes.
Não é de hoje que o aparecimento de buracos em vias públicas e rodovias tem se tornado uma grande dor de cabeça para motoristas e pedestres, mas em Porto Velho, Rondônia, a constância de aparecimento de buracos em ruas e avenidas - tanto em região central quanto periférica - acabou gerando reclamações que tem transformado em constante pauta de jornais e webjornais.
Destaque no programa dominical da Rede Globo, Fantástico, exibido no domingo (03), João Buracão nasceu no Rio de Janeiro há menos de três meses, já virou tema de quatro funks, um pagode e um folheto de cordel. Filho do borracheiro Irandir da Rocha, ele surgiu para chamar atenção dos motoristas em relação a uma cratera que tinha na rua que fica em frente a sua borracharia.
Irandir fez o boneco e botou no buraco. “As pessoas passaram a respeitar um pouco mais, já entravam na rua com menos velocidade e desviavam do buraco”, lembra ele.
O jornal Extra, do Rio de Janeiro, gostou da idéia e publicou a cena na primeira página. Resultado: no dia seguinte, o buraco estava fechado. E o povo começou a clamar pelo novo herói, como mostra uma gravação do Serviço de Atendimento ao Leitor do jornal.
“Quero solicitar o boneco João Buracão, qual é o procedimento?”, pergunta uma leitora.
“Foi encaminhada a solicitação com a presença do João Buracão no bairro da senhora, algo mais?”, diz a atendente.
Pelos cálculos da turma do Buracão, de fevereiro para cá, João foi responsável pelo fechamento de mais de dois mil buracos, porque a prefeitura vai fechar um buraco e já fecha tudo o que tem em volta, para ele não aparecer mais.
“Se as eleições fossem hoje, eu votaria no João Buracão”, comenta o aposentado Miguel de Oliveira.
Em Porto Velho o personagem popular deve fazer um grande sucesso. João Buracão é uma necessidade para que serviços públicos de recuperação de vias em estado críticos sejam efetuadas pela Prefeitura. Nunca se viu tantos buracos em uma capital brasileira.