Oficina capacita profissionais para tratamento de fumantes em RO

Oficina capacita profissionais para tratamento de fumantes em RO

Oficina capacita profissionais para tratamento de fumantes em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Saúde, estará promovendo, nos dias 15 e 16 de abril, uma oficina sobre Tratamento do Fumante no Sistema Único de Saúde (SUS). A oficina tem a coordenação do Programa Estadual do Controle do Tabagismo, da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES), da Sesau-RO, e será dirigida às equipes multiprofissionais dos municípios-sede das regionais de saúde, composta pelo coordenador do programa de controle do tabagismo, o médico que faz a consulta clínica do fumante, psicólogo, enfermeiro, assistente social ou fonoaudiólogo, representante da assistência farmacêutica, profissional responsável pelo cadastramento e manutenção do sistema de dados.
 
A coordenação do programa em Rondônia informa que cerca de 200 mil pessoas ao ano morrem prematuramente no Brasil em decorrência de doenças relacionadas ao tabagismo, sendo que ele pode ser a maior causa isolada evitável de mortes precoces, atingindo cinco milhões de mortes no mundo ao ano. A prevalência de fumantes no Brasil reduziu de 32%, em 1989, para 18,8%, em 2003, e 16,4%, em 2007. Já em Porto Velho a média é de 16%, de acordo com dados do Vigitel – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.
 
De acordo com a gerente da GPES, Margareth Confort Lang, a oficina conta com a parceria do Instituto Nacional do Câncer, sendo que o médico Ricardo Henrique Sampaio Meirelles e a psicóloga Vera Lúcia Gomes Borges, daquele instituto, estarão proferindo palestras durante a oficina que, através de dinâmicas de crenças e de grupos, estará abordando sobre as estratégias do Programa Nacional de Controle de Tabagismo, o Programa Estadual, além de aulas expositivas sobre a abordagem de tratamento do fumante, apoio medicamentoso, fatores que dificultam a cessação do tabagismo, o plano para implantação de tratamento do tabagismo no SUS, os instrumentos do tratamento e o fluxo operacional de informações nas unidades de Saúde.
 

Posteriormente à realização da oficina, os municípios participantes deverão multiplicar a capacitação para suas equipes, para implantar o Serviço de Tratamento do Fumante, atendendo as diretrizes das portarias nacionais 1035 e 442, do Ministério da Saúde.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS