O Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da 24º Região (Creci) contratou três fiscais (concursados) para atuarem na fiscalização, visando conter a ação dos contraventores nos estados de Rondônia e Acre. Até agora, esse trabalho vinha sendo executado por apenas um fiscal, dando margem para os falsos corretores atuarem no mercado. "Agora serão quatro pessoas que cuidarão da fiscalização e quem estiver atuando de forma irregular, deverá ser punido como determina a lei", declarou o presidente da entidade, Flaézio Lima.
O presidente informou que já está sendo providenciado à aquisição de um imóvel em Cacoal onde funcionará a Delegacia, que dará suporte ao trabalho que será realizado no interior. Está sendo instalada também uma Delegacia no Acre. Os fiscais serão distribuídos entre Porto Velho, interior de Rondônia e o estado do Acre. O presidente explicou que o ideal seria um número maior de profissionais para atuarem na fiscalização, mas no momento é economicamente inviável ao Conselho.
Inicialmente, os fiscais atuarão em forma de mutirão para coibir, de maneira acirrada, a participação dos contraventores no mercado imobiliário do Acre e Rondônia. Para tanto,será criado calendário de fiscalização.O presidente salientou a prioridade em assegurar a participação dos profissionais no mercado de trabalho, que vem crescendo de maneira vertiginosa em Rondônia e, mais especificamente, em Porto Velho.
"Esse mercado é nosso e temos que lutar por ele", disse Flaézio, deixando claro que a categoria não permitirá que pessoas não credenciadas atuem na área. Ele falou ainda sobre a necessidade do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Rondonia(Sindicir), que funciona em sala anexa ao prédio do Conselho, expandir suas ações, visando o fortalecimento da classe e do setor imobiliário. A entidade é presidida por Getúlio Alves.
CARTEIRAS
Semana passada, durante a plenária ordinária do colegiado, foram entregues carteiras profissionais a três novos corretores: Antônia Alves Ferreira, Ligia Mari Carlos de Miranda e Ricardo Ferreira. Ao se dirigir aos novos credenciados, Flaézio frisou que o sucesso profissional do corretor depende da sua rede de relacionamentos, dedicação e, em especial, de sua honestidade no trato com os clientes. " A profissão de corretor representa um desafio diário", disse, acrescentando que não existe rotina na vida desse profissional.
Na última quarta-feira, foram entregues carteiras de estagiário para oito alunos que estão cursando Gestão Imobiliária na Ulbra e Uniron. Os contemplados foram: Hèlio Augusto Diniz Saldanha, Aurivania Cristina Antonia Alves, Alexandra da Silva Matos,Thiago Lucca Tosetto, Francisca Linhares Sombra, Mario Luis de Brito, Thiago Luis Aguiar e Alisson Pascoal dos Santos.