Nos dias 1 e 2 de abril, a Corregedoria Eleitoral de Rondônia – CRE/RO integrou os grupos de trabalho da reunião de representantes das corregedorias eleitorais de todo o país. O evento aconteceu em Recife-PE.
Na oportunidade, foram elaboradas as propostas de plano estratégico e de novas melhorias para os serviços eleitorais prestados pelos cartórios a toda população.
As propostas estão na pauta de discussão do Colégio de Corregedores Eleitorais, que também se reúne na capital pernambucana nesta sexta (3) e sábado (4) de abril. A elaboração desse conjunto de melhorias foi fruto de extensos debates sobre temas como o redirecionamento institucional das corregedorias eleitorais para o biênio 2009/2010, a nova estratégia do Poder Judiciário alinhada com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, a adequação dos objetivos estratégicos, a elaboração de mapas estratégicos, a definição de metas e iniciativas e o estabelecimento de indicadores de desempenho.
Os destaques ficaram por conta de medidas de implantação como a numeração única de processos entre as justiças, o novo sistema de filiação chamado de FILIAWEB que será operado exclusivamente pelos partidos políticos por meio da internet sem intermediação dos cartórios, a regulamentação e simplificação da regularização fiscal de multas eleitorais e a fiscalização da qualidade dos serviços prestados pelos cartórios eleitorais mediante a utilização de sistema on-line de correições e inspeções conhecido por SICEL.
Segundo o Analista Judiciário Edgard Manoel Azevedo Filho, Assessor Jurídico da CRE/RO e integrante da reunião, as novidades e o planejamento estratégico definidos no encontro serviram para alinhar os objetivos que contribuirão para que a Justiça Eleitoral melhore ainda mais seus reconhecidos serviços prestados à população. “O Brasil tem a melhor e mais rápida eleição do mundo, sendo que a Justiça Eleitoral conquistou junto aos brasileiros o status de instituição mais confiável do país, conforme recente pesquisa divulgada em janeiro pelo Instituto Nexus. Esse reconhecimento se deve principalmente à seriedade com que a Justiça Eleitoral planeja suas ações e investe na melhoria de seus serviços. Nesse contexto, surge o papel fundamental das corregedorias eleitorais que, alinhadas em objetivos comuns e apoiando, normatizando e fiscalizando o trabalho dos cartórios eleitorais, contribuem para que os bons resultados já alcançados sejam mantidos como ponto de partida para novas conquistas. Nossa missão é velar pela regularidade do serviço eleitoral, visando a promoção de sua excelência”, acrescentou o Assessor.
A Corregedora Regional Eleitoral de Rondônia, Desembargadora Ivanira Feitosa Borges, participa do XXIII Encontro de Corregedores Eleitorais em Recife que apreciará as propostas dos representantes das corregedorias e outros temas, a exemplo da auditoria nos registros de votantes e faltosos nos pleitos eleitorais.