Comissariado de menores fazem balanço de operação realizada em distritos de capital

Comissariado de menores fazem balanço de operação realizada em distritos de capital

Comissariado de menores fazem balanço de operação realizada em distritos de capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais de 40 estabelecimentos, entre bares, prostíbulos, hotéis, pousadas e lan houses, foram fiscalizados, de 26 a 29 de março, durante operação realizada pelo comissariado de menores do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Porto Velho. As diligências foram realizadas nos distritos de Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, a cerca de 400 km da Capital, com o objetivo de verificar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei Federal 8.069/90) e as Portarias 001e 002 do JIJ/PVH.
Além das fiscalizações, houve o cumprimento de determinações contidas em processos em trâmites na Vara da Infância e da Juventude da capital. "Conseguimos obter informações de pessoas, que pelo fato de não terem sido encontradas anteriormente, não foram notificadas para comparecer ao Juizado e consequentemente responder por atos oriundos dos autos de infração¿, disse o chefe do comissariado, Almir Rogério, que destacou o procedimento como fator de celeridade processual e redução de custos ao Poder Judiciário Estadual.
De acordo com Almir, além de autos de infrações lavrados por descumprimento do artigo 14 da Portaria 001/99, que estabelece horários para entrada e permanência de crianças e adolescentes em determinados estabelecimentos, cinco pessoas foram flagradas, no Distrito de Extrema, fornecendo bebida alcoólica para adolescentes num bar conhecido como "Mega Bytes", contrariando o disposto no artigo 243 do ECA. "Caso sejam condenados poderão ser penalizados com detenção de dois a 4 quatro anos, e multa", alertou".
Os comissários verificaram denúncias de prostituição infantil, mas nada foi constatado. "As pessoas denunciam por meio do disque 100 ou ligam para o telefone do Juizado da Infância e da Juventude, porém quando chegamos nos locais informados, ninguém sabe ou não tem nada há dizer sobre o assunto".
Os comissários estiveram também nas escolas públicas realizando palestras com o objetivo de orientar o público infanto-juvenil, sobre seus direitos e deveres. A equipe do Judiciário também falou das portarias 001/99 e 001/01 do JIJ/PVH, vigentes na Comarca de Porto Velho. "Nossa intenção é fazer com que os estudantes, que geralmente possuem faixa etária de 09 a 17 anos, compreendam e levem consigo, tudo o que foi dito durante a palestra, podendo assim, desencadear o efeito multiplicador de conhecimento", concluiu Almir.
Agentes da Delegacia Especializada de Apuração de Ato Infracional (DEAAI), sob o comando da delegada Juraci, deram apoio aos comissários durante a realização dos trabalhos.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS