Pesquisa mostra que Rondônia desmatou apenas 7% de sua área

Pesquisa mostra que Rondônia desmatou apenas 7% de sua área

Pesquisa mostra que Rondônia desmatou apenas 7% de sua área

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) da organização não-governamental Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) registrou em fevereiro 62 Km² de desmatamento na Amazônia Legal. Trata-se de um valor similar ao registrado em fevereiro de 2008 quando o desmatamento somou 63 Km².

Segundo o Imazon, os dados do desmatamento do mês passado podem estar subestimados porque houve grande cobertura de nuvens na Amazônia Legal, correspondendo a 66% do total do território. A região não mapeada corresponde a mais de 2/3 do território da maioria dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Rondônia.

Em geral, o período de novembro a abril corresponde a época mais intensa da estação de chuvas na Amazônia. Nesse período, a cobertura de nuvem é muito significativa, o que dificulta a detecção do desmatamento.- Além disso, essa época registra taxas menores de desmatamento se comparada ao período mais seco, de maio a outubro - acrescenta o relatório dos pesquisadores do Imazon.

O desmatamento acumulado de agosto de 2008 a fevereiro de 2009 totalizou 749 Km². Considerando os sete primeiros meses do calendário atual de desmatamento (agosto de 2008 a fevereiro de 2009), o Pará lidera o desmatamento com 49% do total registrado no período. Em seguida, aparece o Mato Grosso com 32%, enquanto o Amazonas registrou 8% e Rondônia 7%. Os quatro Estados contribuíram com 95% do total desmatado no período.

Em relação ao desmatamento ocorrido no mesmo período do ano anterior (3.579 Km²) houve uma redução de 79%.  No mês passado, o desmatamento foi maior em Mato Grosso (65%), seguido por Pará (25%), Roraima (4%), Amazonas (4%) e Rondônia.A redução do desmatamento foi mais expressiva em Mato Grosso (-87%), Rondônia (-83%) e Pará  (-73%). Mas houve aumento na proporção de área desmatada nos Estados do Acre (+ 22%) e Amazonas (+3%).

Apesar do aumento relativo do desmatamento nesses dois últimos Estados, em termos absolutos esse incremento é considerado “muito pequeno” pelo Imazon, sendo apenas 3 Km² no Acre e 2 Km² no Amazonas.Nos Assentamentos de Reforma Agrária, o desmatamento detectado pelo SAD totalizou cerca de 7,3 Km² em fevereiro de 2009. Os Projetos de Assentamentos que mais sofreram com o desmatamento foram Cristalmel (Ipiranga, Mato Grosso), Nelson de Oliveira (Novo Progresso, Pará) e Rio Juma (Apuí, Amazonas).

Também foi detectado pelo SAD aproximadamente de 8,5 Km² de desmatamento nas Unidades de Conservação durante fevereiro de 2009. A situação foi mais crítica na Flona do Jamanxim (Pará), Flota do Iriri (Pará) e Florsu do Rio São Domingos (Rondônia). Não houve detecção de desmatamento em Terras Indígenas. O desmatamento foi mais crítico nos municípios de Novo Progresso (PA), com aproximadamente 9,6 Km², seguido de Cláudia (MT) com 8,5 Km², e Ipiranga do Norte (MT), com aproximadamente 6 Km².

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS