O Serviço Nacional de Aprendizagen Rural - Senar, e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, irão premiar os melhores projetos apresentados durante o Progama Empreendedor Rural ? PER, realizado no ano de 2008 em Rondônia. O secretário executivo do Senar, mestre em inteligência competitiva pela Universidade de Marselha, Omar Henneman, participará da premiação que ocorre dia 16 de abril, em Porto Velho.
O PER atua no sentido de oferecer ao homem do campo ferramentas que contribuam com seu desenvolvimento pessoal e com a gestão do agronegócio. Em 2008, 144 pessoas divididas em 6 grupos, com 144 horas aula, participaram do programa em Rondônia. O resultado foi a apresentação de 24 projetos de gestão física e financeira do agronegócio. Posteriormente nove foram aprovados e passaram pelos critérios de avaliação do programa.
A comissão técnica de avaliação dos projetos apresentados pelas turmas do PER 2008 foi formada por: Leomar da Conceição Vaquis, e Walter Evangelista da Silva - técnicos do Senar, João Marcos Machado de França e Vitor de Jesus Pereira - facilitadores do PER, e Saulo Gomes Leite - técnico do Sebrae.
Os três projetos vencedores ganharão o curso Empretec do Sebrae, além de serem classificados para concorrerem com outros projetos apresentados a nível nacional. Os vencedores da etapa nacional serão premiados com notebooks, o resultado será divulgado na última semana de abril.
PER
O PER é uma atividade de formação de gestores para as propriedades rurais que consiste em preparar quadros para a gestão física e financeira do agronegócio, além de promover comportamento de empreendedorismo e liderança nos participantes. Foi lançado em 2003 no Paraná através de parceria entre Senar e Sebrae locais, e a partir de 2007 passou a atuar em todos os estados da federação.
Em Rondônia o programa passou a existir em 2007, atendendo nesse primeiro momento duas turmas de 25 pessoas. Em 2008 o projeto foi ampliado para seis turmas, totalizando 144 pessoas atendidas. Para 2009, a expectativa é que sejam fechadas 12 turmas, totalizando 300 pessoas atendidas em todo o estado.
São parceiros do Senar e Sebrae em Rondônia: Sindicato Rural de Ouro Preto D’Oeste, Sindicato Rural de Vilhena, Escola Família Agrícola de Ji-Paraná, Escola Família Agrícola de Cacoal, e prefeituras de: Rolim de Moura, Ariquemes, Vilhena, Ouro Preto D’Oeste.