Governador Ivo Cassol participará de evento no Mato Grosso para discutir ações contra o aquecimento global

Governador Ivo Cassol participará de evento no Mato Grosso para discutir ações contra o aquecimento global

Governador Ivo Cassol participará de evento no Mato Grosso para discutir ações contra o aquecimento global

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cuiabá sedia na próxima semana, nos dias 1º e 2 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, o XIV Katoomba Global Meeting – “Evitando o Desmatamento na Amazônia através dos mercados PES”. O evento, promovido anualmente pelo The Katoomba Group e Forest Trends, nesta edição conta com a parceria do Governo de Mato Grosso por meio das secretarias de Estado do Meio Ambiente, Planejamento, Casa Militar e Casa Civil e ONGs ambientais como o Instituto Centro Vida (ICV).

     
O Katoomba Meeting é um encontro mundial onde são debatidas ações visando o desenvolvimento sustentável. O evento trará para Mato Grosso autoridades nacionais e internacionais, ambientalistas e representantes da sociedade civil organizada que estarão discutindo questões como as mais recentes iniciativas para controlar o desmatamento na região Amazônica Brasileira, mudanças climáticas, implantação de medidas para redução de emissão de gases por desmatamento e degradação da terra - conhecido por REDD e o pagamento pela prestação de serviços ambientais, como o mercado da água pode contribuir para a conservação na região Amazônica , o surgimento de mercados de biodiversidade e como podem ser aplicados no Brasil e, como conciliar os desafios atuais com futuras soluções econômicas e ambientais contra o desmatamento na região amazônica, entre outras.
     
A XIV edição do encontro foi dividida em dois momentos. No primeiro, nos dias 1º e 2 de abril, serão realizados os fóruns, abertos aos participantes inscritos – cerca de mil pessoas -, que acontecerá no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. Nos dias 3 e 4 de abril, acontecem no Hotel SESC Pantanal, em Poconé, reuniões técnica e científicas entre autoridades e pesquisadores.
     
O secretário de estado do Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan disse que hoje, em decorrência das iniciativas implementadas pelo governo visando a preservação e o desenvolvimento sustentável, Mato Grosso vem sendo visto como uma referência entre os estado. “Estamos todos, poder público produtores e organismos não governamentais comprometidos com o meio ambiente, com a redução do desmatamento, a conservação do ecossistema e o desenvolvimento sustentável”, salientou o secretário que nesta sexta-feira acompanha a comitiva de embaixadores de 13 países membros da União Européia em agenda no Estado visando estreitar o relacionamento desses países com Mato Grosso por meio de uma interação maior com o sistema de produção e programas de preservação ambiental.
     
PROGRAMAÇÃO - Durante o XIV Katoomba Global Meeting os governadores da Amazônia Legal - de Mato Grosso, Blairo Maggi; do Amazonas, Eduardo Braga; do Acre, Arnóbio Marques; do Pará, Ana Júlia Carepa; do Amapá, Waldez Góes; de Rondônia, Ivo Cassol; do Tocantisns, Marcelo Miranda e de Roraima, José de Anchieta Junior -, estarão discutindo ações estratégicas e de cooperação na luta contra o aquecimento global e estratégias para conter o desmatamento na região entre outros temas.
     
Esse fórum acontecerá no dia 1º de abril, às 11:30 horas, logo após a solenidade de abertura do evento, com a participação do governador Blairo Maggi e do representante da Forest Trend Michael Jenkis, e das palavras do secretário de Energia e Mudanças Climáticas da Califórnia (EUA).
     
Durante o encontro, o Governo do Estado estará lançando uma série de medidas constantes da agenda verde, como o programa MT Legal de cadastramento e licenciamento ambiental; o Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento, o Fórum de Mudanças Climáticas e uma proposta de implementação do REDD para Mato Grosso, entre outros.

     

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS