Representantes de 10 sindicatos de servidores públicos do Estado de Rondônia agradeceram hoje ao senador Expedito Júnior (PR/RO) seu empenho por ter promovido ontem a reunião com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), e líderes de partidos da Casa, quando discutiram a transposição dos servidores do ex-Território de Rondônia para a União. Participaram do encontro os líderes do PMDB, Renan Calheiros, do PR, João Ribeiro e do PTB, Gim Argello. O líder do DEM, senador Agripino Maia, chegou ao final da reunião e comunicou seu posicionamento favorável à reivindicação.
Os sindicalistas também comunicaram ao senador o entendimento do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB/SP) em colocar em votação a PEC da Transposição tão logo a pauta de votações da Casa seja “destrancada” em decorrência de medidas provisórias que precisam ser analisadas pelos deputados.
“Foi muito oportuna a intermediação do senador Expedito Júnior. Pela primeira vez nós, sindicalistas, tivemos um encontro com líderes de partido do Senado em conjunto com o senador José Sarney”, afirmou Cícero Evangelista, presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Rondônia (Sinsepol).
A PEC da Transposição já foi aprovada no Senado Federal e aguarda deliberação da Câmara dos Deputados. Como se trata de uma proposta de emenda à Constituição, a matéria precisa passar por duas votações em ambas as casas, Câmara dos Deputados e Senado Federal. Se for aprovada na Câmara, a PEC retornará para nova apreciação no Senado. Se passar, a matéria segue para a promulgação pelo presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney. A PEC não vai à sanção presidencial.