O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II realiza, nesta quinta (19) e sexta-feira (20), a primeira Jornada de Infecção no Serviço de Saúde. A iniciativa é da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da unidade. O objetivo é oferecer treinamento nas técnicas para controle de infecções. A qualificação atenderá equipes de enfermagem e profissionais que atuam no ambiente hospitalar. O curso acontece no auditório do Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.
A Infecção Hospitalar é aquela manifestada pelo paciente após 72 horas da internação, ou até mesmo na alta médica, e está relacionada aos procedimentos hospitalares. O número de casos de infecção hospitalar na UTI e nas enfermarias do HEPSJP-II é pequeno. No entanto, o trabalho da CCIH é constante oferecendo uma série de medidas para a redução deste tipo de Infecção.
A Primeira Jornada de Infecção no Serviço de Saúde é uma iniciativa pioneira no Estado. Para o diretor geral da unidade, o médico Rodrigo Bastos, “incentivar a participação de todos os trabalhadores da área de saúde é importante porque os casos estão associados às técnicas empregadas durante os procedimentos hospitalares, o que exige uma constante reciclagem e acompanhamento da evolução dos métodos”.
A programação contará com palestras sobre: valorização e integração dos trabalhadores da Área de Saúde com a CCIH; desafio no tratamento das infecções saúde do trabalhador/biossegurança; a fisioterapia no controle da infecção; estimulação grupal; prevenção da hepatite B nos acidentes ocupacionais; técnicas para limpeza das mãos; a importância da CCIH nos Hospitais; central de material e esterilização; e sépsis, aspiração de vias aéreas superiores e curativos. Haverá também mesa redonda, com a presença de representantes dos hospitais da rede pública e particular, além do CREMERO e Vigilância Sanitária para debate a respeito da RDC nº 08 de 27/02/2009. “Tudo visando a prevenção e o combate à infecção hospitalar para melhor assistir à população que busca atendimento, bem como, proteger o hospital e o corpo clínico”, destacou o diretor da unidade.