Por que Miriam Saldanã quer mudar a conta da prefeitura do Banespa para o BB? - Valdemir Caldas

Por que Miriam Saldanã quer mudar a conta da prefeitura do Banespa para o BB? - Valdemir Caldas

Por que Miriam Saldanã quer mudar a conta da prefeitura do Banespa para o BB? - Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Como em vários outros setores da vida social, os atos administrativos estão sujeitos às mais exacerbadas críticas, tanto quanto aos mais entusiasmados elogios.
 
A oportunidade e as demais circunstâncias em que as decisões são tomadas e executadas é que dão argumentos a seus opositores ou apoiadores.
 
Agora mesmo, chega à informação de que a chefe de gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, Miriam Saldanã, estaria empenhada em retirar a folha de pagamento da prefeitura do Banespa e levá-la para o Banco do Brasil.
 
Prova disso é que, no dia 16 de fevereiro deste ano, o secretário executivo do prefeito, Cleber da Silva Gonçalves, enviou a Miriam o memorando nº 001/GP-2009, comunicando-lhe que, em outubro de 2008, o município havia dado início “à (sic) tratativas com bancos públicos a cerca (sic) da operacionalização da folha de pagamento da prefeitura”, por meio dos ofícios nºs 770/2008, 771/2008 e 769/2008.
 
Ainda de acordo com o documento, Cleber esclarece que apenas o Banco do Brasil e a Caixa Econômica manifestaram interesse pelo tema e que a proposta apresentada pelo Banco do Brasil pareceu-lhe a mais satisfatória. Depois, pede autorização de Mirim para proceder “à abertura de processo Administrativo para tratar do referido assunto”.
 
Não deu outra. No dia 19 de fevereiro, o ofício aterrissou na mesa da servidora Soraia Santiago de Lima, no Gabinete do Prefeito, que, imediatamente, o repassou a Miriam Saldanã, que, por sua vez, mandou “autuar-se”, ou seja, preparar o processo. Sete dias depois, o processo, sob o número 02.0033/2009, desceu à Procuradoria Geral do Município, para emitir parecer.
 
A PGM teria dado parecer contrário, justificando que o processo teria sido feito sem licitação. Inconformado, o Procurador-Geral do Município, Mário Jonas, que defende a mudança de banco, por razões que só Deus as conhece, teria arrancado o parecer, chamando a si a responsabilidade.
 
Miriam Saldanã é funcionária de carreira do Banco do Brasil. Nos bastidores, comenta-se que, se idéia da mudança de banco vingar, ela seria alçada ao posto de Superintendente do Banco do Brasil, em Porto Velho, assim que deixasse a chefia de gabinete de Sobrinho.
 
Tenho muitos colegas servidores da prefeitura. Na semana passada, conversei com cinco. Nenhum deles me disse que havia sido consultado a respeito da mudança de banco. Alguns são correntistas do Banespa há dezesseis, vinte e até vinte e oito anos. Nesse período, já construíram uma relação de amizade e de respeito mútuos com os funcionários e com a própria instituição.
 
Não é a Constituição Brasileira que diz, em seu art. 5º, inciso II, que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei?
 
Assim, não é justo que os servidores sejam forçados a deixar o banco com o qual trabalham há vários anos, por mero capricho de quem quer que seja. Por que a prefeitura não deixa que o servidor escolha com que banco deseja trabalhar, à semelhança do que acontece com o pessoal do quadro federal?
 
Acresça-se a isso que a imagem do Banco do Brasil faz-se muito distante da que durante décadas sublinhava sua atuação, principalmente, depois que o nome da instituição apareceu no escândalo do mensalão.
 
Eficiente no passado, o Banco do Brasil, por certo, teria papel da maioria importância a desempenhar no funcionamento da economia brasileira, mas, infelizmente, não vem dando os melhores exemplos de modernidade e, sobretudo, de respeito a muitos de seus correntistas e usuários.
 
É preciso que alguma coisa seja feito para paralisar a ação dos que, descomprometidos com os interesses dos servidores, não têm a menor preocupação em trilhar os caminhos da aventura.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS