Apesar de ter ficado quase 48 horas sem chover em Ariquemes, a cheia do Rio Jamari continua ameaçando moradores do bairro Mutirão, onde a Defesa Civil já interditou onze casas, que no final de semana foram tomadas pelas águas do rio que transbordou.
A Agência Nacional de Águas (Ana) relatou que ontem pela manhã, as águas do Jamari baixaram mais de 40 centímetros. “Pela manhã elas estavam na marca dos 10 metros e 45 centímetros”, explicou a funcionária da Agência em Ariquemes. Ela ainda falou que em dias normais, as águas não passam a marca dos dois metros. “Acredito que até o final do mês, devem ocorrer outras chuvas e o nível do Rio pode subir ainda mais”.
As famílias que tiveram as casas interditadas pela Defesa Civil se mudaram para residências de parentes. Elas aguardam as águas baixarem
para voltarem para suas casas. Quando os moradores foram retiradas do local, foram cadastradas em um programa habitacional do município.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Lucilene Alves, existe um projeto, onde a Prefeitura vai doar terrenos e materiais para
construção e as famílias irão construir as casas em regime de mutirão, mas por enquanto, ninguém sabe quando o projeto será colocado em execução.