Casas populares são construídas com tijolos ecologicamente corretos

Casas populares são construídas com tijolos ecologicamente corretos

Casas populares são construídas com tijolos ecologicamente corretos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Em Ariquemes, casas populares serão construí­das com tijolos ecologicamente corretos. O projeto está sendo viabilizado através de uma parceria do Banco do Povo e a Cooperativa de Crédito Rural (Crediari), que juntas adquiriram equipamento com capacidade de fabricar até 4 mil tijolos por dia.
 
Segundo o diretor presidente do Banco do Povo, Arnaldo Campos, o projeto de habitação vai beneficiar famí­lias carentes, que tenham renda familiar inferior a três salários mí­nimos, e que estejam em situação de risco, já avaliadas pela Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes).
 
O prefeito, Confúcio Moura, disse que estudos já estão sendo realizados, para a implantação do projeto. Ele informou que o lançamento do programa de habitação deve acontecer no mês de abril. “A Prefeitura já¡ está adquirindo áreas residenciais na cidade, para que as famí­lias possam ser acomodadas”, explica.
 
Parceria
 
A Crediari doou R$ 75 mil para a aquisição da prensa hidráulica, peneira e esteira, que compõem o equipamento de fabricação dos tijolos. Eles são denominados ecologicamente corretos porque aproveitam resí­duos da construção civil, adicionando-se argila e cimento. Como a matéria-prima é prensada não precisa ser seca em fornos, que utilizam a madeira.
O Banco do Povo, instituição que financiará a construção das casas populares, investiu outros R$ 7,9 mil na aquisição do equipamento.
 
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA), Donizetti José, a iniciativa vai promover a melhoria da qualidade de vida de centenas de famí­lias. ”A parceria do poder público, entidades não governamentais e a iniciativa privada pode render bons frutos, como a aquisição deste equipamento, podendo mudar a vida de muitas famí­lias”, explica.
 
Benefí­cios
 
O equipamento adquirido tem capacidade de produzir 4 mil tijolos ao dia, o suficiente para se construir uma casa popular de 36 metros², que é o objetivo do projeto de habitação.
Arnaldo Campos informou que a máquina de fabricar tijolos reduz em até 40% o custo de produção das residências. “Os tijolos são feitos para serem encaixados uns nos outros, sendo que o cimento é utilizado apenas nos vigamentos”, resume.
 
Prestí­gio
 

Participaram da solenidade, o gerente e o secretário da Crediari, respectivamente Alberto Gutilac e Roberto Vicari. O vice-prefeito José Márcio Londe Raposo, os secretários Vitório China Huguti (Governo) e Gilvan Ramos (Finanças) também estiveram na solenidade.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS