Brasil Telecom é suspeita de praticar Traffic Shaping em Rondônia

Brasil Telecom é suspeita de praticar Traffic Shaping em Rondônia

Brasil Telecom é suspeita de praticar Traffic Shaping em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Porto Velho – A grande maioria dos usuários de internet não sabe, mas a Brasil Telecom está sob suspeita de praticar  “traffic shaping” em Rondônia. O termo, em inglês é utilizado para definir a prática de priorização do tráfego de dados, através do condicionamento do débito de redes, a fim de otimizar o uso da largura de banda disponivel.
O termo passou a ser mais conhecido e utilizado após a popularização do uso de tecnologias "voz sobre ip" (VoIP), que permitem a conversação telefônica através da internet. O uso desta tecnologia permite que a comunicação entre localidades distintas tenham seus custos drasticamente reduzidos, substituindo o uso das conexões comuns.
No Brasil, a prática passou a ser adotada pelas empresas de telefonia, apesar de condenada por algumas instutuições protetoras dos direitos do consumidor. Estas empresas utilizam programas de gestão de dados, que acompanham e analisam a utilização e priorizam a navegação, bloqueando ou diminuindo o trafego de dados VoIP, assim prejudicando a qualidade do uso deste tipo de serviço. A prática também é comumente adotada para outros tipos de serviços, conhecidos por demandar grande utilização da largura de banda, como os de transferência de arquivos, por exemplo, P2P e FTP.
Os programas de traffic shaping podem ainda fazer logs dos hábitos de utilizadores, capturar informações sobre IPs acedidos, ativar gravações automáticas a partir de determinadas condutas, reduzir ou interferir na transferência de dados de cada utilizador, bloqueando redes peer-to-peer (ou P2P), FTP.
A Brasiltelecom, assim como as demais operadoras que forncem o serviço de banda larga, parecem utilizar da técnica segundo testes realizados por usuários destas redes mas oficialmente negam.
O Google, que se posiciona firmemente contra essa prática, criou uma ferramenta para combater esse artífice das operadoras. O teste pode ser feito no endereço http://broadband.mpi-sws.mpg.de/transparency/bttest.php
Exemplificando
Se você utiliza o serviço de voz por IP, como o Skype, suas ligações serão entrecortadas, com eco e muitas vezes cai. Isso ocorre em função da limitação da banda. Sua navegação vai ficar mais lenta, os sites demorarão mais para abrir. Isso também acontece com os usuários do protocolo Peer-to-peer, como o bit torrent, emule e outros. A velocidade de download diminui, assim como a navegação. Lembrando que essa prática é abusiva, quando você contrata um serviço de banda larga, você deve receber pela velocidade que está pagando. Portanto, vale uma denúncia junto ao Procon. Em Porto Velho a Associação Cidade Verde também presta assessoria para ações que driblam os consumidores.
Em abril de 2008, a empresa Vuze, que criou um plugin em Java que identifica o traffic shaping divulgou um relatório completo sobre as operadoras de banda larga do mundo. O relatório coletou 1 milhão de horas de dados trafegados pela rede torrent, entre 1º de janeiro e 13 de abril, de 8 mil usuários de banda larga do mundo todo que instalaram o Vuze Plug-In.
O plug-in monitora constantemente a média de interrupções de redes ocorrendo pela transmissão de pacotes RST (sigla para 'reset').
Em primeiro lugar, com uma média de 23,7% de 'resets' está a operadora norte-americana Comcast, que aparece 14 vezes na tabela com diferentes números de ANS. A empresa tornou-se alvo de investigações da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, após denúncias de prática de traffic shaping pela Electronic Frontiers Foundation (EFF).
Na nona posição do ranking está a Brasil Telecom, figurando na lista como "Telecomunicações de Santa Catarina SA", que registrou uma média de interrupção de tráfego de 17,4% com o monitoramento de 61 usuários únicos pelo Vuze Plug-In.
Testes realizados pela reportagem do Rondoniaovivo demonstraram que o Brasil Telecom continua com a prática em Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS