Internet: crianças aprendem a navegar em segurança

Internet: crianças aprendem a navegar em segurança

Internet: crianças aprendem a navegar em segurança

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Crianças, familiares e professores aprenderam esta terça-feira a utilizar a Internet correndo menos riscos, através de acções promovidas pela Câmara de Aveiro, em vários pontos do concelho e destinadas a diferentes faixas etárias, noticia a Lusa.
A iniciativa, inserida no Dia Europeu da Internet Segura, teve em vista «promover as melhores práticas no uso correcto e com segurança da Internet junto das gerações mais novas», mas também proporcionou esclarecimentos a pais e educadores sobre o funcionamento da Net e as formas mais vulneráveis de a aceder.
No Espaço Internet Municipal, na Praça da República, a manhã foi ocupada a dar formação sobre Internet Segura aos mais velhos, enquanto no espaço Internet da Casa Municipal da Juventude de Aveiro se procurou aconselhar e sensibilizar os jovens para práticas seguras, cuidados a ter no uso da Internet e na segurança dos seus dados pessoais.
Para os que se iniciam na Web ou menos avisados dos perigos que podem correr, a autarquia organizou uma sessão de esclarecimento no auditório da Junta de Freguesia de Oliveirinha, com um dos parceiros do Consórcio Internet Segura, a Microsoft, que deslocou a Aveiro um dos seus colaboradores, no âmbito do programa de voluntariado Segurança na Internet.
Na sessão, para alunos do primeiro ciclo do ensino básico, participaram mais de uma centena de crianças, de idades entre os seis e os 11 anos, pertencentes a cinco turmas da Escola Básica de Oliveirinha, freguesia dos arredores de Aveiro.
A maioria confessou que já andou pela Internet sem vigilância de familiares ou professores e nalguns casos houve tentativas de contacto da parte de estranhos, mas o mais comum é o uso da Net no âmbito das actividades escolares.
Um grupo, apesar de pouca idade, tem até a sua própria página, construída com a ajuda da professora no projecto área-escola.
Segundo Pedro Ferreira, vereador da Câmara de Aveiro, com a iniciativa «pretende-se motivar os alunos do ensino básico para a preocupação em ter boas práticas no uso da Internet», estando a autarquia «a planear a disponibilização de conteúdos formativos sobre Internet Segura e formação para todos os agentes do ensino».
O projecto Internet Segura é da responsabilidade de um consórcio coordenado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC), que envolve a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS