Com o intuito de reduzir os acidentes de trânsito em Rondônia, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RO), por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito, anunciou nesta terça-feira (27) a continuidade das ações educativas para o ano de 2009.
De acordo com a coordenadora de educação, Patrícia Gonçalves, os acidentes de trânsito já constituem o segundo maior problema de saúde pública no Brasil e por isso, requer atenção por parte tanto dos órgãos governamentais, como também de toda a sociedade que é usuária do trânsito. “A educação para o trânsito em Rondônia é uma das prioridades do Governo do Estado e por isso, para este ano de 2009 o DETRAN prevê a continuidade das ações educativas já realizadas com sucesso nos anos anteriores”, destacou.
Entre as ações definidas pela coordenadoria de educação de trânsito, estão as continuidades dos projetos “Stop Ciclista”, “Ararinha Azul”, a realização da Semana Estadual do Ciclista, além da participação do DETRAN nas Feiras Agropecuárias, que terá maior abrangência em 2009. Ainda faz parte do plano de ação as campanhas educativas de Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças, além da realização da Semana Nacional de Trânsito e blitz educativas em todos os municípios.
O V Fórum Institucional Rondoniense, que visa estimular a participação da sociedade a adotarem ações que resultem mudanças de hábitos e postura adequada no trânsito, será realizado em Porto Velho, nos dias 22 e 23 outubro. O projeto EPA!, na capital, o “Solzinho” em Ji-Paraná e o projeto “Turma do Barulho” em Vilhena também estão incluídas no plano de ação.
Uma das novidades anunciadas para este ano está a participação do DETRAN na Corrida de Jericos, no município de Alto Paraíso, nos dias 12 a 14 fevereiro. Como informa Patrícia Gonçalves, a campanha educativa durante o evento será realizada por um grupo de servidores do DETRAN, da capital em parceria com servidores da CIRETRAN do município. “Como o evento reúne cerca de 30 mil pessoas e é um período que acontece mais acidentes, a blitz visa alertar a população sobre as exigências da Lei Seca, em vigor desde junho, bem como orientar os motoristas para direção defensiva”, ressaltou.
Para o diretor-geral do DETRAN, Joarez Jardim, as ações educativas são fundamentais porque a educação continuada possibilita às pessoas terem consciência de seus direitos e deveres no trânsito e serão realizadas nos quatro cantos do estado, como foi determinado pelo governador Ivo Cassol. “É necessário conhecer e obedecer as leis de trânsito, exercendo a cidadania e boa convivência. E isto é o que se pode conseguir por meio da educação”, pondera.