Está em fase de implantação pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) a Escola Pública de Trânsito (EPT). Com a inauguração prevista ainda para este primeiro trimestre, a Escola tem como objetivo contribuir para ampliar os conhecimentos sobre a legislação de trânsito vigente, tendo como prioridade à execução de cursos, ações e projetos educativos, voltados para o exercício da cidadania no trânsito, além de ofertar cursos de aperfeiçoamento e especialização na área.
A implantação da Escola Pública em Rondônia trata-se de uma experiência pioneira no estado e atende ao Código Brasileiro de Trânsito, que estabelece no seu art. 74 que os órgãos de trânsito deverão promover, dentro de sua estrutura organizacional ou mediante convênio, o funcionamento de Escolas Públicas de Trânsito.
Para o diretor-geral do Detran, Joarez Jardim, que esteve visitando as futuras instalações da Escola, esta é mais uma ação político-educacional desenvolvida pelo Governo do Estado, através do Detran que visa melhorar a convivência e a segurança no trânsito, “que colaborará para que em breve o nosso Estado se torne modelo também em termo de trânsito e educação”.
Metas
De acordo com Jardim, uma das metas para este ano é capacitar os professores da rede pública e particular de ensino das escolas que estejam interessadas em oferecer atividade extracurricular de educação de trânsito. “As escolas interessadas deverão se registrar junto a Escola Pública de Trânsito e os professores deverão realizar um curso de instrutor de trânsito para ministrar as aulas”, explicou. A iniciativa atende a resolução 265 do Contran.
Segundo a diretora da Escola Pública de Transito, Rosalina Diniz, o curso poderá ter a duração de dois ou três anos e ao final do ensino médio, o aluno receberá o certificado do curso teórico, o que o exime de realizá-lo novamente quando for retirar a primeira CNH. “Com o certificado, o aluno já pode fazer a prova teórica”, esclareceu.
Para Jardim, a Escola Pública vem se somar as ações de educação no trânsito já desenvolvidas pelo Detran, através de projetos de sucesso como “Anjos do Trânsito” e “Ararinha Azul” e reflete o grande investimento que o Governo do Estado tem depositado na autarquia. “É uma determinação do governador Ivo Cassol, que o Detran cumpra o seu papel de conscientização e educação no trânsito e por isso, o órgão tem recebido investimentos para melhorar e ampliar os trabalhos educativos”, afirmou.
Nos próximos dias, o governador Cassol entregará ao Detran um microônibus para o projeto “Anjos do Trânsito”, de Porto Velho e mais duas vans para a expansão do projeto nos municípios de Rolim de Moura e Ji-Paraná.
O “Anjos do Trânsito” foi lançado pelo governador Cassol no ano de 2006 e faz parte das ações educativas da Escola Pública de Trânsito e tem como finalidade formar jovens para atuarem como multiplicadores de educação no trânsito.