Durante o próximo sábado (24), servidores e médicos veterinários da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) realizam um curso sobre as boas práticas de vacinação para 40 produtores rurais membros do Conselho Municipal de Saúde Animal, na Fazenda Alvorada, em Buritis (a 300 km de Porto Velho).
O objetivo da capacitação é alcançar melhores índices de imunidade vacinal em diversas enfermidades ligadas aos bovinos (febre aftosa, carbúnculo, raiva, entre outras) com eficiência e economia. Por isso serão abordadas questões teóricas como produção de vacinas, transporte e armazenamento, controle de temperatura e estoque, além da higienização de seringas e agulhas. Também haverá a parte prática que será realizada em um curral localizado próximo à sede da fazenda que fica na linha 02, Gleba 02, km 15, na zona rural de Buritis.
“É o segundo curso dos 50 previstos pelo convênio da Idaron com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o ano de 2009. O primeiro, em Vale do Anarí, foi um sucesso. Os produtores rurais participaram de maneira ativa e bastante atenção nas palestras dos servidores e médicos. Esperamos que a capacitação de Buritis e os outros a seguir tenham este mesmo desempenho. Assim, quem sai ganhando com essa parceria é toda a cadeia agropecuária de Rondônia com produtos de qualidade e de procedência confiável”, aponta Augustinho Pastore, presidente da Idaron.