A Prefeitura de Porto Velho realiza de 12 a 23 de janeiro, das 8 às 14 horas, as inscrições para o Projovem Adolescente. O objetivo do programa é beneficiar com serviço sócioeducativo cerca de mil jovens com idade entre 15 e 17 anos. O grupo selecionado vai ser integrado às ações de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SEUAS), através de atividades que estimulem as potencialidades de cada um e o convívio familiar.
De acordo com a secretária municipal de assistência social, Edna de Vasconcelos, o foco principal do programa são os jovens excluídos da escola e da formação profissional, oriundos das famílias beneficiadas por programas do Governo Federal, como o Bolsa Família. “O Projovem Adolescente também irá atender aos que cumprem medidas sócioeducativas de internações, participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou vinculados a programas de combate ao abuso e à exploração sexual”, afirma a secretária.
Ainda conforme Edna Vasconcelos, as atividades a serem oferecidas aos adolescentes serão através de parcerias firmadas com instituições privadas, ONG’s, escolas e centros profissionalizantes. “Estamos oficializando parceria com o Instituto Evaldo Lodi (IEL) que irá proporcionar a realização de cursos profissionalizantes”, disse.
O local de inscrição é a sede do Bolsa Família, na Avenida Presidente Dutra, nº 3034, centro. É necessário apresentar documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência e número de identificação social (se possuir) para fazer a inscrição. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 08006471311 ou 3901-3242.
Os jovens selecionados iniciam as atividades em fevereiro próximo, quando acontece o lançamento oficial do programa.