Projeto de Pesquisa de professora da Uniron é aprovado pelo CNPq

Projeto de Pesquisa de professora da Uniron é aprovado pelo CNPq

Projeto de Pesquisa de professora da Uniron é aprovado pelo CNPq

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Desenvolvido pela Professora Doutora Nelice Batistelli Serbino da UNIRON o Projeto de Pesquisa “Levantamento da Biodiversidade de Dípteros Necrófagos na Região Amazônica” foi aprovado pelo Edital MCT/CNPq/CT - Amazônia Nº 55/2008 no início do mês de dezembro.
O desenvolvimento do projeto será realizado em dois anos, contando com coletas mensais em área urbana, rural e silvestre.

O projeto está inserido na linha de pesquisa que envolve conhecimentos específicos de Zoologia e Ecologia e é direcionado para a área de Biologia.  A Profª. Drª. Nelice Serbino orienta os acadêmicos do curso de Biologia, Roberto Ataíde Batalha de Araújo e Isaias Ferreira da Silva e conta com a participação indireta do Profº. Pós-Doutor Wesley Augusto Conde Godoy da UNESP - Universidade Estadual Paulista.

Para professora o projeto visa complementar os conhecimentos adquiridos teoricamente, “Vamos desenvolver competências e habilidades para o futuro pesquisador, no caso, nossos acadêmicos que estão trabalhando seriamente no projeto”, disse.
O foco do estudo é identificar as espécies de dípteros necrófagos sinantrópicos da Região Norte.  Essas espécies são popularmente conhecidas como moscas varejeiras e estão relacionadas diretamente com o homem. A intensidade da presença de moscas junto às comunidades humanas determina o seu grau de sinantropismo. Quanto maior o número de espécimes de moscas, maior o agravo às condições de saúde das comunidades
 
Os dados gerados pela pesquisa trarão importantes informações sobre as alterações produzidas pelo homem no ambiente, uma vez que os espécimespertencentes a essafamíliasão de grandeimportânciapara o homem, seja do ponto de vista biológico: sendo utilizada como indicadores forenses, pois indicam o tempo post-mortem e ou utilizadas em tratamentos médicos, onde as larvas de algumas espécies alimentam-se de tecidos necrosados; seja do ponto de vista médico-veterinário: causadores de miíase (no homem e em animais), ou como veiculadores de patógenos,agravando as condições de saúde das populaçõeshumanas e dos animaisdomésticos.
 
O acadêmico, Roberto Ataíde Batalha de Araújo, do curso de Biologia, diz que participar de uma pesquisa desse porte é muito importante para um acadêmico, pois é um projeto pioneiro em nossa região, “Contamos com a estrutura da faculdade e com uma excelente orientação, ótimo laboratório e trabalho em equipe, fatores que contribuem para o aperfeiçoamento das minhas habilidades como acadêmico de Biologia. Esses são meus primeiros passos como pesquisador”, finaliza.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS