A proibição da entrada e, também, a apresentação de espetáculos de circos ou similares estrangeiros que tenham como atrativo a exibição de animais de quaisquer espécies (selvagens, domésticos e silvestres) em Rondônia constam de projeto de lei apresentado pelo deputado Jesualdo Pires (PSB/Ji-Paraná) e que já está sendo analisado nas comissões técnicas da Assembléia.
O parlamentar explica que a iniciativa para a apresentação do projeto de lei deu-se em vista das diversas denúncias aos órgãos competentes e que apontam para maus tratos, abuso e crueldade na manutenção e adestramento dos animais, além da maneira como são descartados pelos circos ou similares quando estão velhos ou doentes. O principal objetivo primar por espetáculos circenses que promovam bem-estar social e cultural, preservando a fauna”, destaca Jesualdo Pires.
A proibição, segundo o projeto de lei, não se aplicará quando se tratar de eventos sem fins lucrativos, de natureza científica, educacional, conservacionista, ou de proteção aos animais, bem como de rodeios, exposição ou vaquejada.