Acontece amanhã (05/12), às 9 horas no Fórum do Tribunal de Justiça de Presidente Médici, encontro com entidades do setor pesqueiro para discutir a criação do Ministério da Aqüicultura e Pesca. A realização do evento em Rondônia foi garantida graças à Deputada Federal Marinha Raupp (PMDB), que defendeu a realização de encontros estaduais para debater o assunto. A sugestão foi feita pela parlamentar e aprovada por unanimidade durante reunião da Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 3.960/2008, que dispõe sobre a transformação da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, da Presidência da República, em Ministério.
Além da Deputada Marinha, que foi designada coordenadora do evento em Rondônia pelo presidente da Comissão, Deputado Flávio Bezerra, também irão participar do encontro o Deputado Chico Paraíba, o presidente da Federação de Pescadores e Aqüicultores do estado de Rondônia, Hélio Braga de Freitas, representante da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), da Secretaria de Aqüicultura e Pesca, do SEBRAE-RO, presidentes de colônias de Pescadores, além de produtores e piscicultores. Segundo Marinha Raupp, esses encontros proporcionarão às comunidades pesqueiras debaterem as necessidades regionais de cada estado, oportunizando ao setor dar a sua contribuição no processo de criação do Ministério da Pesca.
A importância do encontro em Presidente Médici foi destacada pelo Deputado Chico Paraíba, que lembrou que em 2009 será implantado no município curso de Engenharia de Pesca e Aqüicultura da UNIR. Segundo ele, a cidade está no centro de Rondônia, facilitando a integração dos municípios em prol de uma atividade que está crescendo, já que o estado tem uma vocação natural para a piscicultura. Sobre a criação do Ministério da Pesca, ele afirmou que a iniciativa irá dar autonomia ao órgão, que atualmente depende de outros Ministérios, além de garantir mais recursos no Orçamento para serem investidos no setor pesqueiro.
Para o presidente da Federação de Pescadores e Aqüicultores do estado de Rondônia Hélio Braga de Freitas, tanto a realização dos encontros estaduais, quanto a criação do Ministério da Aqüicultura e Pesca irão fortalecer de fato os direitos do setor produtivo da Pesca no país. Ele também agradeceu e destacou o empenho da Deputada Marinha Raupp em favor do setor pesqueiro e lembrou que a parlamentar sempre esteve ao lado dos pescadores, com o desenvolvimento de projetos e ações em prol da categoria.
Grande defensora da atividade pesqueira, Marinha Raupp já destinou recursos para a implantação de Indústria de Pescado (Frigorífico) em Rolim de Moura e implantação de modelo de piscicultura sustentável no assentamento Eli Moreira em Pimenta Bueno, em parceria com o SEBRAE/RO. Ela também alocou recursos para o desenvolvimento de Tecnologia para o cultivo do jundiá amazônico na UNIR e também para o projeto de reforma e ampliação de Piscicultura do campus de Rolim de Moura. Além de recursos para a implantação do curso de Engenharia de Pesca e Aqüicultura da UNIR.