Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos discute PAS em Porto Velho e Machadinho D'Oeste

Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos discute PAS em Porto Velho e Machadinho D'Oeste

Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos discute PAS em Porto Velho e Machadinho D'Oeste

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Roberto Mangabeira Unger, viaja nesta sexta-feira, 28, para Rondônia, para discutir com governo e sociedade organizada as iniciativas do Plano Amazônia Sustentável (PAS), do qual é coordenador. Durante a viagem, o ministro visita a capital, Porto Velho, e a cidade de Machadinho D'Oeste, no nordeste do Estado, para discutir um novo modelo de desenvolvimento que combine mecanismos de crescimento econômico com preservação ambiental.

 

Em Porto Velho, a programação inclui reuniões com o vice-governador João Cahúlla e secretariado de governo; com o prefeito da cidade, Roberto Sobrinho; e com organizações sociais, todas nesta sexta sexta-feira. No sábado, 29, o ministro segue para Machadinho D'Oeste, onde participa, ao lado do governador Ivo Cassol, de evento público para discussão sobre o Plano Amazônia Sustentável.

 

De acordo com o ministro, não é preciso que haja uma escolha entre o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente. "Se o Brasil for obrigado a escolher, na Amazônia, entre desenvolvimento e preservação da natureza, escolherá desenvolvimento. É, porém, escolha inaceitável e desnecessária. Temos condições de construir na Amazônia o que nos países ricos de hoje tanto se fala e quase nunca se pratica: um modelo de desenvolvimento que ao mesmo tempo utilize e preserve a natureza", disse.

 

O trabalho de coordenação do PAS se divide em sete eixos: regularização fundiária e zoneamento ecológico e econômico; medidas contra o desmatamento; incentivos aos pequenos produtores que atuam nas zonas de transição entre a floresta e o cerrado; reorganização da agricultura e da pecuária do Brasil a partir da Amazônia e dos cerrados; instalação de indústrias de transformação e florestais; transporte multimodal; e ciência e educação. 

 

VISITAS

 
Esta não é a primeira vez que o ministro vai a Rondônia. Em junho, Mangabeira esteve em Porto Velho e Ji-Paraná. Além de Rondônia, o ministro vem percorrendo, desde que recebeu a missão de coordenar o PAS, todos os estados da Amazônia Legal para conhecer a realidade local. Segundo o ministro, ouvir a população é um meio de fazer com que o PAS não seja um projeto de governo, mas sim de Estado. "Queríamos ouvi-los para evitar que o Plano seja imposto de cima para baixo. Se assim for, não durará".

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS