O município de Jaru sedia, no período de 26 a 29 de novembro, no Parque de Exposição da Cooperativa dos Agricultores (Coaja), a 2.ª Exposição dos Produtores de Leite – Expoleite, do estado de Rondônia. Região Central do estado, distante a 289 Km da capital Porto Velho, a cidade detém a maior produtividade de leite no estado, com uma produção de 200 mil litros/dia.
A produção de leite no estado de Rondônia está crescendo cada vez mais. Desde a criação do Programa Estadual de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Leite (Proleite), em 1999, a qualidade do leite melhorou muito e sua produção praticamente dobrou. Hoje, com cerca de dois milhões de litros de leite/dia, o estado encontra-se como 7.º maior produtor no ranking nacional dos produtores de leite. Outro dado importante está na Bacia Leiteira de Ji-Paraná que envolve nove municípios da região, entre eles Jaru. Segundo a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bacia de Ji-Paraná é a terceira maior bacia leiteira do País.
Para dar maior incentivo ao agricultor cada região do estado realiza, através dos escritórios locais da Emater, Concursos Leiteiros premiando a maior produção entre vacas e novilhas. Os vencedores participam do Concurso Estadual que este ano acontecerá em Jaru, durante a 2.ª Expoleite. Durante o período em que acontecerá a exposição serão realizados outros eventos com objetivo de difundir e divulgar as experiências entre técnicos, agricultores e inseminadores. Serão palestras técnicas, cursos de processamento de derivados do leite e julgamento de animais nascidos da inseminação artificial com sêmen melhorado denominados de F1 e F2, que farão a diferença para que Rondônia possa chegar ao topo de melhor produtor de leite com qualidade no Brasil.