Seduc realiza 5ª etapa do 1º Encontro Regional de Gestores e Técnicos Educacionais

Seduc realiza 5ª etapa do 1º Encontro Regional de Gestores e Técnicos Educacionais

Seduc realiza 5ª etapa do 1º Encontro Regional de Gestores e Técnicos Educacionais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A cidade de Ji-Paraná recebeu gestores e técnicos da educação nesta quinta (30) para realização da quinta fase do I Encontro Regional de Gestores e Técnicos Educacionais do Estado de Rondônia. O evento teve o comando da secretária estadual de Educação, professora Marli Cahulla e participação de técnicos da Seduc. A reunião foi realizada nesta manhã, das 08h00 às 12h00 no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Jovem Gonçalves Vilela, porém as atividades da titular da educação seguem com o gabinete itinerante da Seduc na parte da tarde, ouvindo diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos sobre o dia-a-dia das escolas, cujos gestores participaram do encontro regional.
Além dos palestrantes, também participaram pela Seduc, os assessores Daniel Diogo e professor Jose Carlos Paim.
 
 A reunião foi  prestigiada ainda pelos deputados estaduais Euclides Maciel e Jesualdo Pires, pelas representantes de ensino Syneide Grahl Muller, de Ji-Paraná, Joanil da Silva Sabre, de Presidente Médici, Rosângela Seben, de Alvorada e Maria Rodrigues de Souza, de Urupá, Ari Saraiva, secretário regional de governo, professor Jorge Luiz Cavalcanti, diretor da Escola Técnica, unidade Ji-paraná, Neusa Ribeiro da Silva, diretora da Escola Jovem Gonçalves Vilela, técnicos da REN local, além de outras autoridades ligadas à educação. "A Seduc estava carente de uma pessoa como a secretaria Marli Cahulla, que, com muita garra vem desenvolvendo um grande trabalho naquela pasta" - observou o deputado Euclides Maciel.
 
 Por sua vez, o deputado Jesualdo Pires enfatizou que "eu viajei com a secretaria nesta manhã e durante uma hora e dez minutos de vôo de Porto Velho a Ji-paraná só se falou em educação, sendo impressionante a dedicação da Professora Marli Cahulla e equipe com a educação em Rondônia".
 
Os trabalhos do encontro foram abertos com a palestra "Educação e Gestão" proferida pela secretária de Estado da Educação, professora Marli Cahulla. "Precisamos ser acessíveis em nossa função, atender bem e refletir sobre nossa atuação como gestores, interagir sempre com a equipe, tendo sempre o aluno como centro da organização e do processo administrativo e Pedagógico, tomando decisões, buscando alternativas e soluções, e enfrentando as dificuldades encontradas no cotidiano de nossas escolas”. - enfatizou a secretária de Educação. Irany Freire Bento, coordenadora administrativa pedagógica falou sobre "Competência da Coordenação Administrativa Pedagógica" (CAP).  "O coordenador pedagógico é também um gestor no processo de aprendizagem em nossas escolas e precisa ter sempre o cuidado de manter o aluno no foco de suas ações" – disse a coordenadora. O evento apresentou mais duas palestras. Rita Rios, chefe do Núcleo de Recursos Humanos, abordou o tema Enquadramento de Pessoal – Lei 420, de 2008 e Progressão Funcional de Professores e o técnico Edivaldo Pereira da Silva, do Núcleo de Convênios e Prestação de Contas (NCPC) falou sobre os cuidados que devem ser tomados com a prestação de contas das escolas.
 
O evento levou ao publico grandes atrações. Alem da musica-mensagem interpretada pelo professor Paim, alunos da Escola Nova Brasília fizeram uma apresentação falando do preconceito racial entre brancos e negros, que após desafios e ofensas das duas partes, culmina com um emocionante final que estabelece e paz e conclui que o preconceito morreu. Alunos da Escola Jovem Vilela interpretaram a musica "E' preciso saber viver", acompanhada de teclado. A Escola Beatriz F. da Silva, de Ji-Paraná recebeu duas homenagens pelo desenvolvimento de projetos educativos.
 
 O professor Paim entregou uma placa a Edson Satelis Bacetti, diretor da escola, cabendo a professora Irany Freire fazer a entrega da mesma homenagem ao professor José Amado, desenvolvedor do projeto. As homenagens foram completadas pela secretaria Marli Cahulla, com a entrega de placa para a professora Andréa Silva Brito, da Escola Carlos Drummond de Andrade, de Presidente Médici, consagrada como a Educadora Nota 10, em evento realizado recentemente em São Paulo.O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Revista Nova Escola da Editora Abril.
 
O encontro de gestores tem por finalidade promover a integração entre as Secretarias Regionais e as Representações de Ensino sob sua jurisdição, criando oportunidade para um trabalho em equipe, esclarecendo competências e habilidades de todos que fazem a educação, o que levará ao ensino de qualidade com expressiva aprendizagem da classe estudantil. A iniciativa busca ainda a reflexão sobre o papel dos gestores escolares na articulação e liderança das ações realizadas nas escolas, bem como na implementação das políticas públicas para a educação.
 
As palestras deixaram os participantes com a certeza de ser imprescindível visão global para que o profissional da educação possa ser um bom gestor. Ele deve ainda demonstrar conhecimento do projeto pedagógico, setor financeiro, ser conciliador e líder com postura firme, porém democrática. O gestor preparado deve estar inteirado sobre gestão de espaço, questões legais, interagir com a comunidade, com a Seduc e ser eficiente nas relações interpessoais com professores e familiares de alunos. É fundamental ter bom relacionamento com a equipe, ser o centro da organização e do processo administrativo, tomando decisões seguras, buscando alternativas e soluções para as dificuldades encontradas no cotidiano das escolas.
A reunião demonstrou que o planejamento coletivo da equipe gestora é fundamental para o sucesso das ações escolares. Foram apresentadas as competências do diretor, vice-diretor, supervisor e secretário escolar, com ênfase  aos estímulos de posturas éticas comprometidas com a educação e função desempenhada. 

 
Além de Ji-Paraná, cidade sede do encontro, também participaram da reunião representantes dos municípios de Presidente Médici, Alvorada e Urupá, com seus distritos. O público alvo foi formado pelas Representações de Ensino, que enviou representantes, coordenadores pedagógicos e administrativos e pelas escolas, com diretores, vices, supervisores e secretários escolares. Na sexta-feira (31) serão visitadas as escolas sob jurisdição da REN local, fechando os dois dias de visita da secretária a Ji-Paraná. 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS