Com o tema “Educar para não punir” o governo do Estado realiza o I Fórum em Vigilância Sanitária de Rondônia. A qualificação, que acontece no Hotel Rondon em Porto Velho, teve início nessa terça-feira ( 21) e termina nesta sexta-feira (24). O curso envolve apresentação de trabalhos, palestras, mesas redondas e oficinas temáticas. A capacitação é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
“As ações em Vigilância Sanitária são fundamentais para a saúde pública, pois envolvem a correlação do uso sustentável do meio ambiente, dos produtos biotecnológicos e os problemas gerados para a saúde da população. A fiscalização permite a melhora da qualidade na produção de alimentos, de medicamentos, controle de contaminações e gerenciamento de resíduos. Qualificar e melhorar o setor é a meta da administração Ivo Cassol”, explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
O curso abrange temas como: complexidade de riscos, produtos artesanais, vigilância em alimentos, ações como polícia sanitária, mudanças de hábitos na Vigilância, o profissional sanitário, o papel da Vigilância no Sistema Único de Saúde e controle social. O Fórum estadual ainda discutirá a formação de indicadores em Vigilância, combate a micobactérias e o intercâmbio entre os Laboratórios oficiais e as Vigilâncias Sanitárias.
Programação voltada para a realidade estadual - A capacitação é voltada para inspetores e fiscais das vigilâncias sanitárias dos 52 municípios e do Estado. “Nossa meta é a melhora da qualidade do atendimento, através da qualificação de servidores que atuam diretamente na fiscalização sanitária. Para maior efetividade do curso, elaboramos uma programação voltada para a nossa realidade. O encontro também reúne especialistas de diversas áreas.”, destacou Gilberto Miotto, diretor geral da Agevisa.