Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acre- Raimundo Angelim (PT) é reeleito com 50,82% em Rio Branco

O candidato Raimundo Angelim (PT), da coligação Frente popular do Acre, se reelegeu prefeito de Rio Branco com 50,82% dos votos. No parque da maternidade, um grande público comemora o resultado, que acaba de ser divulgado oficialmente pelo TRE.

O segundo lugar ficou com o candidato do PMN, Sérgio Petecão, que alcançou 25,61% dos votos. Dos votos válidos, foram 156.074 votos (77,41%). Brancos foram 2.710 votos (1,34%), nulos 8.363 (4,15%) e abstenção foram 32.645 votos (16,19%).

O candidato reeleito liderou as pesquisas do Ibope encomendadas pela Rede Amazônica durante três meses. A vantagem apontada nas pesquisas foi confirmada nas urnas.

Na 1ª pesquisa, Angelim apareceu com 56% das intenções de votos, na 2ª, caiu para 51% das intenções, na 3ª e última , obteve 48% das intenções.

Angelim (PT) alcançou 50.82% (79.324 votos), Sérgio Petecão (PMN) 25.60% (39.951 votos), Tião Bocalom (PSDB) 22.35% (34.876 votos) e o candidato Antonio Rocha (PSOL) 1.23% (1.923 votos).


Fonte: Simone Chalub

Roraima- Iradilson Sampaio (PSB) é reeleito em Boa Vista

O atual prefeito de Boa Vista (RR), Iradilson Sampaio (PSB), foi reeleito para o cargo. Mais de 89% dos votos válidos foram apurados até agora. Iradilson tem 54,88% dos votos.

O candidato Luciano Castro (PR) perdeu a disputa com 41,12% dos votos. O terceiro lugar ficou com Luis Oca (PSOL), que somou 2,43%. As abstenções na capital de Roraima chegam a 16,62%.

Os votos brancos somam 2,32% e nulos 4,74%.

Festa

A comemoração pela vitória do candidato pelo PSB acontece na praça, Velia Coutinho, no centro da capital. O prefeito reeleito comemora com aliados políticos e populares.

Durante entrevista à imprensa, Sampaio disse ter feito uma campanha limpa."Nós conseguimos que o povo boa-vistense reparasse o que tinhamos de melhor, e o povo me escolheu. Quero dizer que não vou administrar somente para aqueles que votaram em mim, mas também os que não votaram. Agradeço a todos e espero o melhor para nós em quatro anos de gestão", declarou.

Fonte: Agência Brasil - NR  

 

Amazônia- Assentamento em MT citado em ranking de desmate tem madeireira ilegal

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, divulgou recentemente uma lista dos maiores desmatadores do Brasil e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), encabeçava a relação.

A equipe do Fantástico foi até o maior desmatamento da lista, um assentamento em Tabaporã (norte de Mato Grosso) sob responsabilidade do instituto, e flagrou desmatamentos recentes e até uma madeireira ilegal.

Na área destinada aos assentados, pouco sobrou da vegetação amazônica. Cerca de 4 mil pessoas vivem no assentamento, que tem escola, posto de saúde e mercearias.

Cada família residente ali recebeu 60 hectares, dos quais apenas 20% poderiam ser desmatados. Mas a maioria não deixou uma árvore sequer.

- Fui desistindo da lavoura, foi onde acabei derrubando o resto do meu sítio - explica o assentado Tadeu Gwazdecki. O paranaense foi um dos primeiros a receber terra no assentamento, onde vive há dez anos, e derrubou toda a floresta de sua terra para criar gado.

A cerca de dois quilômetros do lote de Gwazdecki, a equipe de reportagem encontrou uma madeireira em funcionamento, com muitas toras e madeira cortada, pronta para ser vendida, em terreno sob controle do governo federal. Autoridades locais recomendaram à equipe do Fantástico que não se aproximasse dela para evitar um possível conflito.

Após assistir a imagens do depósito de madeira, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, confirmou que ele funciona de forma irregular: "É uma ocupação ilegal, uma extração criminosa de madeira e nós já estamos determinando que sejam retirados de lá, mesmo que para isso a gente precise do auxílio da Polícia Federal".

Ele disse ainda que o Incra, que é subordinado a seu ministério, se esforça para coibir esse tipo de abuso. "O Incra trabalha permanentemente nos assentamentos. A gente tem convênios, um esforço enorme para conter o desmatamento e reverter essa situação", disse Cassel.

Fonte: G1 - RC  

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS