É nas urnas que se exige respeito! – por Lucas Tatui

É nas urnas que se exige respeito! – por Lucas Tatui

É nas urnas que se exige respeito! – por Lucas Tatui

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Olá amigo(a)! O dia está chegando, quando cumpriremos nosso direito de eleger os nossos governantes políticos. Para quem vota pela primeira vez, será um momento inédito na vida; para os que já estão acostumados a votar eleições após eleições, esse dia 05 de outubro não deixa de ser inédito, pois cada eleição é única. Um preito nunca se repete, e as escolhas que fazemos será sempre uma parcela decisiva para dar um rumo diferente à nossa nação – seja para melhor, seja pior.

Tivemos tempo suficiente para avaliar os que pleiteiam por se tornar nosso prefeito, e para escolher aqueles que realmente têm competência para serem nossos representantes na câmara municipal.  Ouvimos propostas diversas, promessas e discursos. Acompanhamos debates, e nos fizemos críticos, analíticos e até comentaristas político nas nossas conversas informais.

Em Rondônia, pesquisas apontam para um resultado final previsível, sem zebras ou surpresas. No entanto, talvez, eu, você e muitos outros, não tivemos a opinião colhida por algum entrevistador. Nosso voto faz a diferença, é ele que decide! Por isso deve ser valorizado como um precioso direito que nos foi outorgado pela Democracia.

Agora, falo pela maioria: Quem nunca se decepcionou com um político que ajudou a colocar no poder? Quem nunca se sentiu desanimado em ir à urna votar, por estar imbuído de descrédito e falta de fé nos homens que mudam seus discursos sem mudar suas  atitudes?

Eu e você teríamos motivos de sobra para não estarmos  animados em nos deslocar do nosso aconchego para ir à zona eleitoral. E até seriamos respaldados com justificativas cabíveis. Mas, não podemos perder a esperança. Somos cidadãos brasileiros e somos eleitores de Rondônia, terra onde ainda há  gente que exige respeito.

Embora eu seja baiano apaixonado por minha terra natal, essa é a segunda vez que votarei num candidato a prefeito da Capital de Rondônia. Já no primeiro ano que aqui cheguei, em 2004, fiz questão de tão logo transferir o meu titulo.  Sem ter a intenção de me valer deste texto para fazer uma “política da boa vizinhança”,  confesso que neste domingo irei  otimista votar nos candidatos que escolhi, e que, no momento em que estiver na cabine eleitoral, não me lembrarei que não sou desta terra, pois meu espírito será um contigo. Digo isso porque foi o que me aconteceu nas eleições de 2004.

De acordo com estimativas, nos próximos anos cerca de 100 mil pessoas estarão deixando a terra onde nasceram, cresceram e construíram laços afetivos,  para vir para este Estado. Muitos terão que renunciar muitas coisas e pessoas importantes para elas. Mas estarão dispostos a pagar um preço alto, por acreditarem que o Estado de Rondônia começa a viver uma nova historia de progresso e ascensão socioeconômica com os projetos hidrelétricos no Rio Madeira.


É isso aí amigo(a) rondoniense! Vamos lá votar! Com a vontade de um jovem que vota pela primeira vez, e com a esperança do sábio rei Davi quando disse: “A tristeza pode durar uma noite, mas a alegrai vem pela manhã”.


Um abraço!

Lucas Tatuí (reporterdeplantao@gmail.com)

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS