A partir de 2008, o Amazonas será o único estado da Amazônia Ocidental a realizar transplante de rim e o transplante de medula óssea, segundo informou, na última terça-feira, o secretário estadual de Saúde (Susam), Wilson Alecrim.
“Já estão em fase de implantação os procedimentos para que possamos realizar os transplantes em rins a partir de doador cadáver e o de medula óssea. Contundo, o Estado se torna a única federação da Amazônia Ocidental a realizar esse tipo de procedimento cirúrgico”, disse.
Durante a abertura oficial da Semana Nacional do Doador de Órgãos, realizada no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul de Manaus, o secretário anunciou que, dentro de dois anos, o transplante de fígado também poderá ser realizado no Amazonas.
Desde o último domingo, equipes da Central Estadual de Transplantes e do Banco de Olhos do Amazonas estão visitando shoppings, praças, órgãos públicos e unidades hospitalares de Manaus. O objetivo, segundo a assessoria da Susam, é sensibilizar a população para a doação de órgãos e tecidos. A mobilização vai até a próxima sexta-feira e é motivada pelo Dia Nacional do Doador de Órgãos, comemorado hoje.