PARQUE ECOLÓGICO – Promotoria do Meio Ambiente pretende investigar descaso e maus-tratos com animais

PARQUE ECOLÓGICO – Promotoria do Meio Ambiente pretende investigar descaso e maus-tratos com animais

PARQUE ECOLÓGICO – Promotoria do Meio Ambiente pretende investigar descaso e maus-tratos com animais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Parque Ecológico, que está interditado pelo Ibama há mais de dois anos, na semana passada passou por uma “saia justa” em relação ao estado de abandono que se encontra o zoológico, quando um porco do mato (Cateto), foi encontrado em estado deplorável, com o tronco repleto de carrapatos, morrendo um dia depois da reportagem do Rondoniaovivo.com ter denunciado a insensatez quanto aos tratos com animais silvestres em cativeiro.
Em vista do que aconteceu, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deve apurar o que ocorreu com o porco do mato, providenciando uma perícia do animal, que até o início dessa semana se encontrava no freezer do Parque Ecológico. O Ibama deverá acompanhar o desenrolar dos fatos, até mesmo porque a fiscalização esteve no local na última sexta-feira (19).
Na tarde de quinta-feira (25) a assessoria de comunicação do Ministério Público Estadual (MPE) disse para a reportagem do Rondoniaovivo.com que o promotor Átila Augusto da Silva Sales, que estará substituindo a promotora Aidee Maria Moser Torquato (que entrará em recesso), vai estar elaborando ofícios que serão encaminhados na próxima semana para os órgãos responsáveis com relação ao Parque Ecológico, tais como: Prefeitura de Porto Velho e Batalhão da Polícia Ambiental, com o objetivo de levantar informações sobre a morte do porco do mato e o abandono do Parque Ecológico da capital.
De acordo com assessoria do MPE ainda não foi instaurado nenhum processo a respeito do caso, mas o promotor Átila Augusto pretende fazer uma visita no Parque Ecológico para verificar a situação real em que se encontra o local.  Para o caso haverá uma ação conjunta com o Ministério Público Federal, informou a assessoria.
RELATÓRIO DO IBAMA
Após denúncia formulada no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), sobre as condições precárias do porco-do-mato dentro do Parque Ecológico, a fiscalização bateu na sexta-feira (19) e só encontrou um porco, justamente o sadio. Porém no local havia dois porcos e o outro – o que estava doente - havia desaparecido. O porco morto foi encontrado pela reportagem do Rondoniaovivo.com dentro de uma freezer localizada dentro do Parque Ecológico.
Consta de relatório do Ibama, realizado após visitação da fiscalização, que os porcos-do-mato (Catetos) constam da relação de animais remanescentes do zoológico para os quais ainda não havia conseguido destinação e alertou que após ter ciência de que o animal silvestre estava morto o mesmo deve ser examinado e necropsiado para detectar a sua “causa mortis”.

O relatório, porém, adverte que: “(...) Cabe ao Ibama solicitar dos responsáveis pelo zoológico interditado, os procedimentos adotados pelo veterinário no tratamento do animal que foi a óbito, a “causa mortis” e, ainda, se o estabelecimento contava com a presença desse profissional em seu quadro de pessoal. No caso de não satisfeita as exigências da legislação ambiental, medidas cabíveis devem ser tomadas e os responsáveis punidos”.

O relatório foi assinado por Joãoel Veríssimo de Souza, analista ambiental e médico veterinário do Ibama.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS