ENTRE A CRUZ E A ESPADA – Por Daniel Pereira

ENTRE A CRUZ E A ESPADA – Por Daniel Pereira

ENTRE A CRUZ E A ESPADA – Por Daniel Pereira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O dia 05 de outubro se aproxima e o fato novo nas eleições de Porto Velho é o suposto escândalo de diárias em benefício da primeira dama do município em viagem à Itália.
É o assunto do momento no horário eleitoral. Vários candidatos estão acusando o atual prefeito e candidato a reeleição de usar de forma inadequada os recursos da municipalidade.
O fato ocorreu em 2007 e teria passado desapercebido, não fosse a proximidade com as eleições municipais e os estrondosos números de aprovação que o prefeito Roberto Sobrinho apresenta.
Segundo documento oficial da Prefeitura de Porto Velho, trata-se de aproximadamente quatorze mil reais gastos em diárias para a citada viagem, não havendo nenhuma informação sobre o pagamento de passagens para a mesma, ou seja, se as passagens necessárias para ir a Itália estão dentro dos valores das diárias ou devem ser acrescidas a essas.
De qualquer forma é muito dinheiro. È o salário mensal de vários servidores municipais. Daria para comprar muito remédio, merenda escolar, combustível para veículos da prefeitura ou outras despesas de interesse público.
Primeiro cabe perguntar se a viagem realmente era necessária, de interesse público e em segundo lugar cabe perguntar qual a necessidade da primeira dama ir junto? Ela foi fazer o quê? Foi como assessora? Ela fala italiano para ser a intérprete do prefeito? Foi para carregar as malas utilizadas na viagem? Foi apenas para fazer companhia ao esposo?
É preciso que o Partido dos Trabalhadores e a administração municipal dê uma resposta objetiva para a questão, pois do contrario, prevalecerá à idéia que tudo não passou de uma armação para financiar um viagem de férias. É o que estão afirmando os adversários do prefeito.
Além da questão econômica, é sobretudo uma questão ética e moral. Na última eleição presidencial, o então candidato Geraldo Alquimim foi acusado de que sua esposa recebera algumas peças de vestuário de presente.
As citadas peças sequer foram pagas com recursos públicos, no entanto, o então candidato foi severamente criticado pelo aspecto ético e moral envolvido no caso. Que dizer então de uma questão que além da discussão ética e moral tem dinheiro da população envolvido?
 Sinceramente, acho que o prefeito Roberto Sobrinho tem duas saídas para o problema: vir a público e explicar quais os verdadeiros motivos da viagem, o que conseguiu com a mesma ou reconhecer que errou, recolhendo aos cofres da prefeitura os valores referentes às despesas de viagem despendidas com sua esposa. Não há nenhum demérito em reconhecer que errou. Varias pessoas já o fizeram ao longo da história.
Do contrario, poderá no futuro ser obrigado a devolver os citados valores, por força de decisão do Tribunal de Contas, por algum procedimento judicial promovido pelo Ministério Público Estadual ou por iniciativa de alguma Ação Popular, que por ventura alguém possa mover sobre o assunto. Vai manchar mais a carreira do prefeito Roberto Sobrinho.
O tema é indigesto, pois para os candidatos da oposição é visto como a única tábua de salvação de suas combalidas candidaturas. É a última tentativa de levar as eleições para um segundo turno e vão tentar explorar o assunto em tudo que puderem, salvo se surgir outro caso de maior repercussão.
AUTOR - Daniel Pereira, Ex-deputado estadual do PT, advogado e dirigente do SINDSEF/RO
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS