A metalúrgica Central Laminações Ltda., de Ji-Paraná (RO), recebeu troféus em duas categorias do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2007, cuja edição regional aconteceu esta semana em Porto Velho. Ela foi a primeira colocada na categoria Pequena Empresa e a segunda na de Produto.
Em 2006, a empresa ficou em segundo lugar na região, na categoria Produto, apresentando ao mercado um cabeçote de varredura. A vencedora foi a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Pará, ao apresentar o açaí anão, resultado de 18 anos de pesquisa.
Dezesseis empresas foram classificadas ao prêmio, nas categorias Produto, Processo, Inovação Social, Pequena Empresa, Instituição de Ciência e Tecnologia e Média e Grande Empresa. De 85 concorrentes à décima edição da premiação, elas foram homenageadas por utilizarem a inovação como estratégia competitiva, através de soluções inovadoras.
No mercado há 23 anos, a Central Laminações primado além da inovação tecnológica. 15% de seu faturamento, por exemplo, foram destinados, em 2006, a programas de planejamento e desenvolvimento, o que lhe rendeu um faturamento, em 2007, de R$ 200 mil.
Os resultados práticos desses investimentos foram traduzidos na produção do reversor rabeta com ré, que lhe rendeu a conquista da segunda colocação na categoria Produto. Mas a primeira classificação na categoria Pequena Empresa saiu graças à aplicação do material à base de tungstênio chamado widia, às plainas utilizadas no beneficiamento de lâminas de madeira.
Grande parte das indústrias madeireiras de Rondônia utiliza os equipamentos fabricados pela Central Laminações. Mas seus produtos já extrapolaram esse mercado, chegando a outros Estados, a exemplo de Acre, Amazonas, São Paulo, Roraima, Pará e Mato Grosso.
Em 2006, a empresa ficou em segundo lugar em Rondônia, na categoria Produto, ao apresentar um cabeçote de varredura, perdendo para a Embrapa
Para receber os troféus, estiveram em Porto Velho os dirigentes Clercio Kohnlein, Geraldo Mariano, Gladimir Kohnlein e Elias G. de Souza. Depois disso, estiveram em visita à sede do Sebrae em Porto Velho, onde foram recebidos pelo diretor-técnico Hiram Rodrigues Leal.