Taxistas e motoristas de coletivos revoltados cercam cooperativa de locação de motos na capital
Sistema de transporte público e privado da capital entrou em colapso na manhã dessa sexta-feira (14), motoristas de praça e de coletivos, estão desde pouco antes das 08h00 em frente a uma cooperativa de locação de motos – a Cooperativa de Locação de Motos, Prestadores de Serviço, Transporte de Mercadorias e Valores do Município de Porto Velho, na avenida Campos Sales, 5907, bairro Conceição, zona Sul da capital, fazendo pressão para que a empresa não funcione, pois de acordo com denúncias dos próprios motoristas a mesma, que iria dar início as atividades hoje, está com documentação falsa e irregular.
O ônibus de linha da capital está com sua frota reduzida para 30%, porcentagem mínima exigida por lei em caso de greve, pois uma caravana de coletivos está estacionada próximo da empresa, assim como inúmeros veículos de táxis. A polícia militar está no local mantendo a ordem, apesar da exaltação de alguns taxistas, que se mostram revoltados com empresa. Muitos deles acusam a cooperativa de querer institucionar o serviço de mototáxi na capital, o que afetaria sensivelmente a os proventos da categoria. Além disso o presidente de uma cooperativa de táxis, Francisco Ferreira dos Santos, disse que as motos que estão dispostas no interior da empresa são todas do interior e que a categoria se sente lesada.
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Hermínio Coelho, também está no local conversando com os responsáveis pela empresa e os motoristas. O secretário municipal Cláudio Carvalho, da Secretaria Municipal de Trânsito (SEMTRAN), está acompanhado de fiscais da SEMFAZ – Secretaria Municipal de Fazenda – para conferir se a documentação da empresa está realmente regular.