Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Notícias da região norte: Acre, Amazonas e Roraima

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Acre- Universitário comandava assaltos
Na manhã de ontem, uma operação do Grupo Antiassalto da Polícia Civil (Gapc) na cidade desbaratou uma quadrilha que agia na unidade de recuperação social Francisco D’Oliveira Conde.

Do lado de fora, o grupo era comandado por Alan Brito da Silva (19), um estudante de engenharia florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac). Além dele, a polícia prendeu Roberto Barbosa Frota, o Doideira (28), Márcio de Souza Sabino (26) e José Glicélio de Souza Lucas, o Marquinhos (25).

A quadrilha assaltou uma mansão do ex-jogador de futebol, ex-vereador e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado José Augusto Farias de Araújo, no Residencial Iolanda, de onde os integrantes roubaram grandes valores.

O ASSALTO
O assalto ocorreu na manhã de 2 de setembro, terça-feira, e a participação de Márcio de Souza Sabino, que era caseiro da família, foi muito importante. Ele desligou a cerca eletrônica para que a quadrilha entrasse na mansão de madrugada.

No início da manhã, quando um dos moradores da casa abriu uma das portas, foi rendido por Alan, Doideira, Marquinhos e um quarto homem. Minutos depois, o conselheiro José Augusto, a esposa, um filho e outros foram dominados.

Os assaltantes permaneceram na mansão por cerca de meia hora. Fizeram a limpa. Na saída, os assaltantes amarraram todos em um dos cômodos

Preisões

Cerca de meia hora após o assalto, o Gapc estava nas ruas. O quebra-cabeça foi montado em pouco mais de oito dias com ajuda da delegada Sônia Ribeiro.

Na manhã de ontem, foi montada uma operação para desmontar a quadrilha. O primeiro a ser preso foi o estudante Alan Brito da Silva, apontado como líder. Com ele, os policiais apreenderam um 38.

Em seguida, foi preso Marquinhos e o caseiro Márcio de Souza Sabino, cujo depoimento levou ao quarto homem. Doideira foi preso em sua casa, na Rua do Barro, bairro Ayrton Senna.

Todos os integrantes foram levados para a sede do Grupo Antiassalto da Polícia Civil (Gapc) e indiciados pela delegada Sônia Ribeiro por assalto à mão armada e por formação de quadrilha.

Oredens vinham do presídio

Apesar de estar do lado de fora, o acadêmico de engenharia Alan Brito da Silva comandava as ações. O presidiário Franciney Araújo de Brito, o Negro Bambi, estava em regime semi-aberto e saía da casa de detenção apenas para retransmitir as ordens. Ele foi preso quando voltou ao presídio embriagado. Ele perdeu o benefício.

Fonte: Jornal a tribuna

Amazonas - Governo anuncia investimento de R$ 350 milhões para mapear Amazônia

O Projeto Cartografia da Amazônia, lançado pelo presidente Lula ontem (10), promete detalhar o mapeamento de todas as estradas, rios, minerais e florestas da região. Segundo a ministra da Casa Civil, Dilma Russef, serão investidos R$ 350 milhões no projeto. O anúncio foi feito durante a abertura da Feira Internacional da Amazônia (Fiam), em Manaus.

Segundo a ministra, cerca de 35% da região não está mapeada. O projeto pretende encontrar e registrar a estrutura geológica, para melhorar explorar as riquezas minerais amazônidas.

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) será o executor do projeto. De acordo com órgão, há atualmente 1,8 milhão de quilômetros quadrados da Amazônia Legal que não estão mapeados detalhadamente. A área, que corresponde a 35% da região, é maior que o estado do Amazonas.

Entre as novidades do projeto está a alta definição. Segundo o órgão, nos mapas atuais, a escala utilizada é de um centímetro para cada 2,5 quilômetros. Com o novo projeto, as cartas que serão geradas, a precisão será de um centímetro para cada 1000 metros.

Benefícios

Um dos objetivos do investimento é gerar conhecimento para a construção de obras de infra-estrutura, como estradas, ferrovias e gasodutos, além de melhorar a segurança das fronteiras brasileiras. O mapeamento também servirá para ajudar no zoneamento ecológico-econômico da região, que estabelece a melhor forma de utilizar os recursos naturais da região, como a terra, os rios e as florestas.

Para melhorar a segurança da navegação nos rios da Amazônia, também será realizada uma atualização dos mapas das principais hidrovias. Segundo o Censipam, 95% dos produtos exportados pela região é escoado pelos rios.

Fonte: Portal Amazônia

 

Roraima- Festa Cultural indígena celebra voto do ministro Carlos Ayres

Os Povos Macuxi, Wapichana, Patamona, Ingaricó e Yekuana, habitantes na TI Raposa Serra do Sol, se reúnem senta quarta e quinta-feiras (10 e 11), na comunidade indígena Maturuca, região das Serras, TI Raposa Serra do Sol, para uma Festa Cultural.

A festa celebra o voto do Ministro Relator Carlos Ayres Britto, que sustentou a legalidade de demarcação em área contínua da RSS no julgamento ocorrido no dia 27 de agosto, pelo Supremo Tribunal Federal. Aproveitando a festa, os indígenas vão pedir a Macunaíma, proteção sobre o voto.

Durante a celebração haverá apresentações culturais com danças e cantos tradicionais organizados pelas crianças, jovens e lideranças da região. Na oportunidade as lideranças renovarão as forças, energias e união para continuar na luta pelos direitos dos povos indígenas da Raposa Serra do Sol.

Segundo Dionito José de Sousa, coordenador geral do CIR, “Valorizar e resgatar as tradições são um dos principais motivos pelos quais nos indígenas da Raposa Serra do Sol, lutamos para defender a nossa terra em área contínua”.


Fonte: Amazônia.org

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS