O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, afirmou ao senador Expedito Júnior e a um grupo de deputados estaduais de Rondônia, que retomará as obras da BR-319,que liga Porto Velho (RO) a Manaus(AM).
Nascimento informou que, a partir da próxima semana, autorizará ordem de serviço para o asfaltamento da rodovia. O pedido já havia sido encaminhado diretamente ao ministro, durante audiência com a bancada de Rondônia no Congresso, juntamente com os pleitos para a construção do anel viário de Ji-Paraná e de obras nas BRs 429 e 174, esta ligando o estado ao Mato Grosso.
Expedito Júnior reforçou o pedido durante pronunciamento no plenário do Senado na tarde de hoje. O senador falou ainda que não há como ir de Rondônia a Manaus por essa estrada. “Só nos resta seguir pelo rio Madeira. O prejuízo econômico é muito grande. Rondônia é um grande produtor de alimentos, como café, arroz, feijão, frutas, além da carne. Manaus é um mercado natural”, completou.
Para o senador, outro setor que guarda enorme potencial econômico para Rondônia e que poderá ser alavancado a partir do asfaltamento da BR-319 é o setor turístico. “Rondônia tem uma enorme vocação turística na área rural, turismo de aventura, rapel, ecoturismo, pesca, pesca esportiva, rodeios, a festas de boi-bumbá e também a festa do Divino Espírito Santo, entre tantas outras”, disse.
Expedito júnior reivindicou também a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da construção do anel viário do município de Ji-Paraná e as obras da BR-429, que liga os Municípios de Costa Marques, Seringueiras, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Alvorada d’Oeste ao município de Presidente Médici”, afirmou o senador.
Expedito Júnior também pediu também prioridade para as obras da BR-174, que ligará Rondônia ao Mato Grosso. “Temos um ministro da nossa região, da região amazônica, e do meu partido que tem, acima de tudo, compromisso com o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou.
Participaram do encontro o presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Deputado Neodi Carlos, e os Deputados Estaduais Tiziu Jidalias, Valter Araújo e Valdivino Tucura e Luizinho Goebel.