Senador defende indenização à vítimas do massacre de Corumbiara

Senador defende indenização à vítimas do massacre de Corumbiara

Senador defende indenização à vítimas do massacre de Corumbiara

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Expedito Júnior (PR/RO) recebeu em seu gabinete, em Brasília, um grupo de camponeses que foi vítima do massacre de Corumbiara, em Rondônia, em 1995. Eles estão em Brasília para tentar uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o governo federal pague uma indenização e tratamento de saúde para as famílias. Expedito Júnior usou a tribuna do plenário do Senado para registrar a caravana de camponeses em Brasília e falou sobre a necessidade de o governo federal indenizá-los. “Durante a campanha política, quando visitou Rondônia, o presidente Lula esteve no local e prometeu que, se eleito fosse, daria a indenização e que os camponeses teriam o seu direito ao pedaço de terra. Na verdade, os camponeses de Santa Elina já têm o seu pedaço de terra, mas as indenizações àquelas famílias ainda não vieram”, afirmou o senador. Segundo informou o camponês Elias Quirino da Silva, ninguém foi responsabilizado pelas torturas que as pessoas sofreram. “Crianças e mulheres ficaram sem ter como sobreviver. Até hoje não recebemos indenização”, afirmou. Elias disse que até hoje muitos trabalhadores estão debilitados física e emocionalmente por causa das seqüelas causadas pela ação ilegal. O senador Expedito Júnior fez um apelo para que o presidente honre o compromisso feito às famílias vítimas do massacre. “Dessa forma, poderemos virar, de uma vez por todas, essa página que manchou o nosso Estado e a história do Brasil”, destacou. O massacre do Corumbiara ocorreu durante a desocupação da fazenda Santa Elina e, na madrugada do dia 9 de agosto daquele ano, foram surpreendidos com a chegada de homens armados que mataram e torturaram homens, mulheres e crianças. Pelo menos 16 pessoas foram mortas e sete estão desaparecidas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS