A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) divulgou na manhã desta quinta-feira, para todo o país, Moção de Apoio à greve dos trabalhadores em educação estaduais de Rondônia.
Para a CNTE, somente mobilizados e organizados os trabalhadores poderão construir uma escola pública gratuita e de qualidade para todos e em todos os níveis e modalidades de ensino, bem como conquistar avanços na valorização profissional.
O texto da Moção destaca, ainda, que a população tem direito a um serviço público de qualidade, principalmente quando se trata da educação dos filhos. “A luta da CNTE em defesa e promoção da educação pública tem demonstrado à sociedade que é possível o Estado oferecer uma escola pública gratuita e de qualidade para todos.” Diz trecho da Moção.
A Confederação considera que a paralisação é um recurso necessário que os trabalhadores utilizam na luta por melhores condições de trabalho. “Por isso, a direção da CNTE espera que o governador Ivo Cassol reconheça as reivindicações, protocoladas há 5 meses, e abra as negociações, com urgência, enviando uma proposta concreta para as reivindicações da categoria, atendendo, desta forma, aos anseios da população por educação pública de qualidade; e da categoria, por dignidade e reconhecimento profissional.”, diz o texto.
*-
Confira a nota na íntegra:
EM EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa de cerca de 2,5 milhões de trabalhadores da educação básica pública em todo país, à qual é filiado o SINTERO/RO (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia), vem a público manifestar irrestrito
APOIO
à greve dos/as trabalhadores/as em educação da rede estadual de ensino que paralisarão as atividades a partir de 6 de agosto próximo, por considerar justas as reivindicações da categoria e entender que a luta por melhores condições de trabalho e pela qualidade social da educação pública é legítima. Para a CNTE, somente mobilizados e organizados os trabalhadores poderão construir uma escola pública gratuita e de qualidade para todos e em todos os níveis e modalidades de ensino, bem como conquistar avanços na valorização profissional. A população tem direito a um serviço público de qualidade, principalmente quando se trata da educação dos filhos. A luta da CNTE em defesa e promoção da educação pública tem demonstrado à sociedade que é possível o Estado oferecer uma escola pública gratuita e de qualidade para todos. A paralisação é um recurso necessário que os trabalhadores utilizam na luta por melhores condições de trabalho. Por isso, a direção da CNTE espera que o governador Ivo Cassol reconheça as reivindicações, protocoladas há 5 meses, e abra as negociações, com urgência, enviando uma proposta concreta para as reivindicações da categoria. Atendendo, desta forma, aos anseios da população por educação pública de qualidade; e da categoria, por dignidade e reconhecimento profissional.
Brasília-DF, 2 de agosto de 2007.
Diretoria Executiva da CNTE