Vilhena terá Brigada voluntária de Combate a Incêndios

Vilhena terá Brigada voluntária de Combate a Incêndios

Vilhena  terá Brigada voluntária  de  Combate  a  Incêndios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura em parceria com o Ministério Público (MP), Corpo de Bombeiros, Ibama, e demais entidades públicas e privadas lançaram o Programa Comunitário de Combate às Queimadas (PCCQ), que tem por objetivo criar uma Brigada Voluntária de Combate a Incêndios em Vilhena.

Várias autoridades municipais, o Poder Judiciário, a Polícia Militar, a Associação Comercial e Industrial de Vilhena (Aciv), a Sedam, o Grupo JBS Friboi e representantes de produtores rurais se reuniram, nesta semana, para definir parcerias e buscar meios de mobilizar a sociedade local e trazer uma solução para as queimadas que acontecem na região, neste período de seca.
A Brigada será formada por voluntários.

Os interessados em trabalhar no combate a incêndios no município podem se inscrever na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Agricultura e Meio Ambiente (Semicam). Segundo o secretário da pasta, as inscrições para a primeira turma serão feitas até hoje, 01, mas ele adianta que outras turmas serão formadas no decorrer do projeto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3919-7062.

O Ibama, juntamente com o Corpo de Bombeiros, dará um treinamento específico com carga horária de oito horas diárias pelo período de cinco dias. Os participantes receberão um certificado e serão um Brigadista de Vilhena no combate a incêndio.

O projeto requer um considerável número de voluntários, pelo menos 80, para que haja o início das atividades.
Conforme consta no projeto como proposta preliminar, os voluntários serão distribuídos em oito equipes, sendo cada uma responsável por um dos setores pelos quais a cidade será dividida para fins de fiscalização e atuação.

De acordo com a Semicam, a criação da Brigada é apenas o primeiro passo na tentativa de diminuir as queimadas. Posteriormente será criado o Comitê Municipal de Defesa Civil (Comdec) que atuará em casos de calamidades públicas (queimadas, vendavais, chuvas torrenciais, raios, entre outros).

Para o prefeito Marlon Donadon o projeto é relevante e a sua efetivação evitará que a população continue a sofrer as conseqüências de um problema que se repete anualmente. “Vilhena possui área de 11.366,99 km², sendo 76,87 km² de zona urbana e é importante que haja medidas preventivas de combate às queimadas que assolam a região e causam também males à saúde da população”, encerrou o prefeito.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS