260 trabalhadores serão capacitados pelo Senai e os melhores alunos contratados pela empresa de cimentos
Cerca de 1600 inscritos prestam neste domingo, 20 de julho, a prova para os cursos de qualificação profissional da Votorantim e do Senai. A avaliação será realizada das 8h às 12h nas dependências da Escola Senai Porto Velho - inscritos com nomes iniciados com a letra “A” até a letra “I” - e da Escola Estadual Carmela Dutra - inscritos com nomes iniciados da letra “J” até a letra “Z”. Em Candeias do Jamari 125 inscritos farão a prova no Colégio Dom João. A seleção contará com 30 questões de múltipla escolha das disciplinas de português e matemática – nível 7ª e 8ª séries.
Em junho a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) assinou um termo de cooperação técnica com a Votorantim Cimentos. Nesta parceria o Senai irá qualificar 260 profissionais. Os cursos serão oferecidos gratuitamente aos alunos/profissionais em mecânica, elétrica e solda. A capacitação terá início em 4 de agosto e as primeiras turmas serão certificadas em dezembro deste ano.
Para o presidente da Fiero, Euzébio Guareschi, o empreendimento vem num momento crucial para a economia e desenvolvimento do Estado: “Falta cimento, falta profissional qualificado, chega a faltar aluno para ser qualificado, e praticamente todos saem do Senai já empregados”, disse Guareschi. “Esta parceria é muito positiva para Rondônia. Com os cursos do Senai será gerada renda para os trabalhadores e nós atendemos a demanda da indústria, que é a razão de ser do Senai”, comentou o presidente da Fiero, instituição que compõe com Sesi, Senai e IEL o Sistema Indústria.
De acordo com o consultor da Votorantim, Paulo Sérgio Garcia, eles seguiram uma orientação dos próprios acionistas da empresa em municipalizar recursos humanos em todos os empreendimentos. “Contamos com o empenho extraordinário do Senai, com quem já temos uma parceria histórica - nosso presidente (Antonio Ermírio de Moraes) é fã incondicional do Senai, que é a melhor escola latino-americana de formação profissional”, comentou Garcia na ocasião da assinatura do termo de cooperação técnica.