UNIR anuncia extensão do curso de Jornalismo em Porto Velho

UNIR anuncia extensão do curso de Jornalismo em Porto Velho

UNIR anuncia extensão do curso de Jornalismo em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em uma reunião realizada na última segunda-feira (09), a reitoria da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) confirmou aos representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia (SINJOR) a criação de uma extensão do curso de Comunicação Social-Habilitação em Jornalismo, no campus de Porto Velho. Hoje, o curso de Comunicação Social-Habilitação em Jornalismo é oferecido no campus da UNIR em Vilhena. O curso de Porto Velho será uma extensão do curso de Vilhena, ou seja, terá a mesma grade curricular e sua implantação será feita mediante a aprovação e supervisão do Departamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (DCHSA), do campus de Vilhena, ao qual o curso é vinculado. Atualmente, os docentes do DCHSA estão reformulando a grade curricular e propondo, por exemplo, a inclusão de disciplinas como Jornalismo Ambiental, voltadas para a realidade da região Amazônica. Segundo o reitor da UNIR, professor doutor José Januário de Oliveira Amaral, a reivindicação do SINJOR no sentido de implantar na capital o curso de Comunicação Social-Habilitação em Jornalismo chegou no momento em que a instituição está começando a discutir o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Nesse sentido, a extensão do curso em Porto Velho será inserida na pauta de discussão do projeto de reestruturação e expansão da universidade, de acordo com o Decreto Nº 6.096, de 24 de abril de 2007, da Presidência da República, que institui o REUNI. Conforme explicou Januário, a ocasião é oportuna porque o REUNI prevê que as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) implementem projetos de reestruturação e também de expansão de seu quadro docente, discente, técnico-administrativo e de infra-estrutura. O professor Januário destacou também que a criação do curso em Porto Velho acontece justamente quando o de Vilhena está se consolidando. “Há uma emenda de R$500 mil, do deputado federal Natan Donadon, que já está depositada na conta da universidade e será destinada, única e exclusivamente, para a aquisição dos equipamentos para o laboratório do curso de Vilhena já neste 2º semestre”, explicou. “Vemos um curso do interior se consolidando e mostrando um exemplo para capital”, enfatizou. A extensão do curso de Comunicação Social-Habilitação em Jornalismo no campus de Porto Velho atenderá a comunidade da capital e demais cidades da região, além de auxiliar na capacitação dos jornalistas que já atuam no mercado de trabalho e não tem formação. Segundo o SINJOR, cerca de 70% dos jornalistas do estado de Rondônia não tem um curso superior. O projeto de implantação de uma extensão do curso de Comunicação Social-Habilitação em Jornalismo no campus de Porto Velho será encaminhado para discussão e aprovação do DCHSA, do campus de Vilhena. Posteriormente, seguirá para os conselhos superiores da instituição e a expectativa é a de que seja aprovado no âmbito do REUNI.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS