O Governo de Rondônia realiza desde o início da semana na Penitenciária Feminina de Porto Velho uma ação de saúde que visa traçar o perfil epidemiológico no sistema prisional da Capital. Todas as 108 apenadas estão recebendo atendimento especial pelo Estado.
Em conjunto com a Coordenação Estadual de Saúde Penitenciária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria Municipal da Saúde e Lacen, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária de Rondônia (Seapen) já realizou a coleta de sangue para o exame preventivo e de sorologia das presas.
De acordo com a gerente de Saúde Penitenciária da Seapen, Adriana Tibúrcio, nesta quarta-feira (11), ocorreu durante todo o dia a imunização contra várias doenças, sendo elas: Hepatite B, Gripe, Dupla Bacteriana, Dupla Viral e Febre Amarela.
“Por determinação do governador Ivo Cassol, estamos cumprindo fielmente o Plano Operativo Estadual de Saúde do Sistema Prisional, dando a assistência médica e laboratorial necessárias para que o preso cumpra sua pena com dignidade”, destacou o secretário da Seapen, Gilvan Cordeiro Ferro.
De acordo com a gerente de Saúde Penitenciária da Seapen, a equipe de técnicos da gerência e da Sesau trabalham com orientações educativas às apenadas e serviços de sorologia. “O mais importante é detectar precocemente os casos para melhor tratar e reabilitar a paciente, para assim, agirmos com mais eficiência no combate e erradicação dessas doenças”, explicou.
Na Capital, a Penitenciária Feminina está sendo a segunda Unidade Prisional a receber o mutirão da saúde. Os trabalhos de coleta e imunização já foram concluídos na Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva a cerca de uma semana.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Cassol faz palestra aos alunos do curso de formação de policiais militares
*
Inscrições abertas para cursos na área de Segurança Pública