Sindsef: Líderes não chegam a acordo e decisão sobre MP 431 fica para semana que vem

Sindsef: Líderes não chegam a acordo e decisão sobre MP 431 fica para semana que vem

Sindsef: Líderes não chegam a acordo e decisão sobre MP 431 fica para semana que vem

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante toda quarta-feira o Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia (Sindsef), juntamente com a Condsef e outras entidades sindicais esteve no Congresso Nacional acompanhando as movimentações políticas e discussões que poderiam levar à votação da medida provisória (MP) 431 que traz reajustes para mais de 800 mil servidores federais. Mas até o fim do dia os líderes partidários não conseguiram chegar a um acordo e a votação da MP 431 ficou para semana que vem. Um dos possíveis entraves para a votação da medida está no número de emendas incluídas pelo relator do texto, deputado Geral Magela (PT-DF). Magela acatou em seu relatório uma série de emendas de interesse da base da Condsef. Parte da bancada governista estaria resistente a mudanças e quer aprovar o texto como veio da Casa Civil. Os servidores vão continuar exercendo pressão para que a maioria dos parlamentares vote em favor de milhares de funcionários ameaçados por problemas detectados no texto da MP e que as emendas corrigem. Entre as principais emendas está a que prevê aumento do quantitativo mínimo de pontos da gratificação de desempenho recebida por servidores ativos, equiparando os valores aos 40 pontos recebidos pelos aposentados este ano e 50 pontos, a partir do ano que vem. Uma outra elimina artigo que prejudica servidores que ainda precisavam receber em seus contracheques complementação para que o Vencimento Básico se igualasse ao salário mínimo. O que o Sindsef reivindica também é a unificação da carreira de professor, amplamente discutida nas reuniões com o governo federal. Reivindicações acatadas - O relator da MP acatou ainda emenda que devolve aos servidores o direito de receber retroatividade das gratificações suprimidas pelo Planejamento graças ao equívoco provocado com a eliminação da complementação de salário mínimo e que trouxe prejuízo para milhares de funcionários. A alteração do artigo 54 interessa a cerca de 5 mil servidores da Funasa que acabaram de fora da proposta que criou a Gacen. Durante passagem pelo estado do Ceará, o próprio presidente Lula defendeu a aprovação desta emenda. Pressão é ingrediente da vitória - Demonstrando que as reivindicações dos servidores são legítimas, o deputado Geraldo Magela incluiu em seu relatório todas as emendas defendidas pela Condsef. É importante que a categoria marque presença no Congresso para buscar o apoio da maioria dos parlamentares e arrancar essa vitória para toda a categoria.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS